Vereadores e funcionários participam de treinamento para votação eletrônica

publicado: 13/02/2020 21h24,
última modificação: 13/02/2020 21h25

Os vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Camaragibe passaram, na tarde desta quinta-feira (13), por um treinamento para utilização do novo sistema de votação eletrônico. O encontro, que foi realizado no plenário da Casa, foi solicitado pelo presidente, vereador Toninho. O início da votação via tabletes e com exposição em painel está prevista para a próxima sessão ordinária, na terça-feira (18).

De acordo com o chefe do Legislativo, o treinamento se fez necessário para que os parlamentares e colaboradores pudessem aprender a manusear o novo sistema. “Além do sistema eletrônico de votação, a Casa adquiriu tabletes para cada vereador, para uso no plenário; três painéis e quatro câmeras, que serão utilizadas para as transmissões ao vivo do Legislativo Municipal”, pontuou Toninho.

A modernização da Casa de Leis Vicente Lacerda de Menezes é mais um compromisso assumido pela gestão do presidente Toninho, que garantiu também a reforma do Plenário Municipal. Com o novo sistema, além da votação digital, os projetos de lei e todos os outros formatos de propostas que tramitam no Legislativo ficarão à disposição dos parlamentares em formato digital, economizando na emissão de fotocópias.

Como funciona o sistema – Os painéis vão reproduzir todas as informações da sessão, como a pauta, oradores e votação. O sistema vai ainda gerar um relatório. Cada vereador terá na mesa um tablete, no qual fará a anotação de presença e será a garantia de exclusividade do voto. O software deverá conter ainda, áreas específicas para mensagens, onde poderão ser exibidos diversos tipos de textos, simultaneamente.