Reunidos para a 30ª Reunião Ordinária, na manhã desta terça-feira (31), os vereadores da Câmara de Camaragibe discutiram assuntos pertinentes para a melhoria da cidade. Na ocasião, o primeiro parlamentar a fazer uso da tribuna foi Paulo André (PSB), o qual criticou a situação da Compesa e cobrou melhorias no recolhimento do lixo e iluminação pública.
“Estive na última sexta-feira, no gabinete do secretário da Casa Civil, Nilton Mota, que já encaminhou os ofícios para o presidente da Compesa pedindo uma atenção redobrada acerca das problemáticas que a gente abordou em audiência pública. Estou aguardando um retorno para ir uma comissão da Câmara até o Governo do Estado e tentar uma audiência pública com o presidente da Companhia”, afirmou.
Sobre a questão da iluminação pública e o lixo na cidade, cobrou atenção da prefeitura e das secretárias responsáveis. “Já é a terceira vez que envio requerimentos solicitando melhorias na iluminação dos bairros da nossa cidade, chamo a atenção do secretário de Serviços Públicos para verificar o que está acontecendo com a empresa que presta serviço. A empresa responsável pelo lixo presta serviço de maneira precária, em várias ruas da cidade há entulhos”, relatou.
Antes de finalizar o discurso, Paulo André se defendeu de alguns boatos sobre a retirada do projeto equivalente ao 14ª salário aos agentes de saúde. “O projeto foi protocolado e engavetado por parte do jurídico da Casa, neste período legislativo eu não posso reapresentá-lo porque é uma determinação do processo legislativo a qual me impede, mas em outro período estarei reapresentando”, ressaltou.
Em seguida, o vereador Tomé (PV) criticou a postura de alguns guardas municipais da cidade. “Tem alguns que se acham no direito de passar por cima do prefeito e dos vereadores. Peço a compreensão dos guardas que entendam que a crítica é para aqueles que não querem trabalhar”, argumentou.
Por sua vez, o parlamentar Renê Cabral (PRB) parabenizou o prefeito Meira por ter iniciado a reforma do Cemec de Vera Cruz. “É uma unidade de suma importância para aquela área e em pouco tempo será entregue à população de Aldeia. O prefeito Meira e o secretário de Saúde estão dando andamento da reforma do Cemec, enfatizou.
Concluindo o grande expediente, o vereador Manoel Rodrigues (PP) reforçou o discurso de Paulo André. “Realmente há rumores pela cidade que os vereadores pediram para arquivar o projeto referente ao 14º salário dos agentes de saúde, na verdade o projeto está com a procuradoria desta Casa e não arquivado. Nenhum dos vereadores é contrário ao servidor público”, declarou.
No expediente do dia foram apresentados os seguintes requerimentos e indicação:
Requerimento
Vereador Paulo André – nº 404/2017, nº 406/2017;
Vereador Manoel Rodrigues – nº 405/2017, nº 409/2017, nº 410/2017;
Vereador Tomé – nº 407/2017, nº 408/2017, nº 411/2017.
Indicação
Vereador Léo Família (PRP) – nº 412/2017
Aprovado em 2ª votação
Projeto de lei nº 049/2017, de iniciativa do vereador Cabeça (DEM), que em seu ementário dispõe sobre o programa “Adote uma lixeira”, por intermédio de convênios e parcerias públicos-privados.
As indicações lidas em reunião anterior foram aprovadas.
A próxima Sessão Ordinária está marcada para o dia 07 de novembro, às 09h da manhã.
AC Comunicação/ Ascom CMC
Fotos: Rafael Bento/ Ascom CMC
31.10.2017