A Cidade

Camaragibe

A área onde hoje está localizado o município de Camaragibe era povoada por minorias indígenas, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI. As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção da cana-de-açúcar.

Entre os anos 1891 a 1895, o engenheiro Carlos Alberto de Menezes fundou na localidade conhecida pelo nome de Camaragibe, nas terras do município de São Lourenço da Mata, uma vila operária. O aglomerado que deveria conter cinquenta moradias situava-se perto da fábrica de tecido, ali existente, e da estação ferroviária que controlava o tráfego para a cidade de Limoeiro.

A emancipação de Camaragibe ocorreu no dia 13 de maio de1982. No entanto, o desejo dos camaragibenses de se livrarem da condição de 2º distrito de São Lourenço da Mata, vem desde 1950, quando o funcionário do escritório da Fábrica de Camaragibe, João Firmino da Rocha, conhecido como “Joquinha”, levantou pela primeira vez a bandeira visando a emancipação da cidade, candidatando-se a prefeito de São Lourenço da Mata.

Em 1963, o jovem de tradicional família camaragibense, João Cavalcanti de Santana, conhecido como “Janjão”, se uniu com o companheiro João Firmino da Rocha, reunindo amigos e famílias.

O topônimo do município é de origem indígena, significando “no rio dos camarás”, foi motivado pela existência, na região, de um arbusto de nome “Camará” que, segundo o botânico Renato Braga, tem excelentes aplicações medicinais.

 

 

Acervo da Câmara Municipal de Camaragibe