O Plenário José Lapenda reuniu no dia 21 de junho, secretários municipais, ex-secretários, autoridades políticas e os munícipes para a 58ª Reunião Ordinária da Câmara de Camaragibe.
Sob a presidência do vereador Roberto da Loteria (PTC), o parlamentar Tomé foi o primeiro orador do dia. O mesmo registrou que Camaragibe ficou entre os dez primeiros municípios na 15ª Mostra Brasil em meio a 425 projetos.
Logo após, se pronunciou o vereador Paulo André (PSB). “Na semana passada foi combinado em público e por todos que seria as apresentações dos pareceres e julgamento no dia 22, mas diante do ponto facultativo devido ao jogo do Brasil foi antecipado para quinta-feira. Solicito à Mesa Diretora uma certidão para que sejam demonstradas as datas reais, de entrega pelo Tribunal de Contas do Estado e o envio dos processos”.
Na ocasião, o vereador Adriano Tabatinga (PV) afirmou ser um eterno aprendiz e que o os vereadores têm que se unir para fazer a cidade avançar. Registrou seu posicionamento com relação às prestações de contas e que vai votar conforme as orientações do TCE.
Em contrapartida, o parlamentar Toninho (PTB) declarou que em relação às prestações de contas vai votar conforme sua consciência e, que o Tribunal de Contas do Estado, desde o ano de 2015, decidiu que quem julga as contas dos gestores é a Câmara. O Tribunal de Contas orienta e a Câmara faz o julgamento. Antes de encerrar o discurso, teceu críticas à gestão Jorge.
Foram devolvidos pela Comissão de Finanças e Orçamento os pareceres referentes ao processo de julgamento das prestações de contas dos exercícios de 2014 e 2015 do prefeito Jorge Alexandre Soares da Silva, os quais rejeitaram as referidas contas.
As indicações lidas em reunião anterior foram aprovadas. O presidente Roberto da Loteria convocou uma reunião Extraordinária no dia 06 de julho para o julgamento das contas do ex-prefeito, e a próxima Sessão Ordinária para o dia 26 de junho.
Ascom CMC
Foto: Rafael Bento
21.06.2018