Câmara Cidadã – Alunos visitam o Plenário José Lapenda

publicado: 18/04/2018 09h00,
última modificação: 09/05/2018 15h10

Visando o compromisso com a população de difundir a importância da participação social na construção da cidadania, a Câmara de Camaragibe abriu as portas do Plenário José Lapenda, na tarde de terça-feira (17), para receber a solenidade de posse dos representantes de sala do Colégio Anglo Líder.

O vereador Paulo André (PSB), representando o legislativo municipal, presidiu a sessão que contou com a presença de alunos, pais e professores do colégio. “Achei muito dignificante para a formação dos pais e alunos do Colégio Anglo Líder. A política é algo que sempre conviveremos, e não tem como fugirmos, temos e devemos conscientizar aqueles que poderão contribuir com o futuro”, enfatizou.

Segundo a diretora do colégio Rosenilda Vilar, essa é a terceira vez que a instituição realiza a cerimônia de posse, porém, este ano, optou em fazer o evento no espaço da Casa Vicente Lacerda de Menezes no intuito de aproximar os estudantes da realidade política do país, pois muitos deles vão ingressar no processo eleitoral pela primeira vez. “Propomos que a cidadania seja vivenciada mais cedo entre crianças e jovens para um país melhor, porque o país melhora quando temos pessoas bem instruídas”, afirmou.

Na ocasião, crianças de dois anos de idade até alunos do 3º ano do Ensino Médio tiveram uma aula com o professor Thiago Meirinho, o qual abordou o conceito de cidadania, direitos, deveres e participação ativa da sociedade no processo político. “Um dos objetivos da educação é promover a democracia. Vocês como cidadãos precisam exercer a cidadania”, enfatizou.

Em seguida, os alunos eleitos receberam o certificado de representante. A diretora Rosenilda Vilar completou dizendo que, “a eleição de representante de sala se transformou em um projeto de cidadania. Disponibilizamos urna eletrônica e os alunos recebem o título de eleitor figurativo”.

Ascom CMC | Fotos: Rafael Bento

18.04.2018