Câmara de Camaragibe: Debate sobre Educação, Transporte Público e Infraestrutura

publicado: 17/04/2024 12h36,
última modificação: 17/04/2024 12h36

Na última terça-feira (16), a Câmara Municipal de Camaragibe foi palco de discussões sobre temas importantes para o município. O Secretário de Educação de Camaragibe, Mauro Silva, compareceu à sessão para esclarecer dúvidas e preocupações relacionadas à educação. Mauro explicou que a entrega dos kits, enfrentou atrasos devido a dificuldades com os fornecedores. Agora, aguarda-se o orçamento para iniciar o processo de pedido dos kits, com previsão de entrega dentro de 30 a 40 dias. Além disso, o secretário abordou questões sobre a qualidade das merendas escolares. “É de boa qualidade! Eu tenho provado e constatado isso”. Ele falou, ainda, sobre os planos para a construção de novas escolas, ressaltando a complexidade burocrática envolvida nesse processo. De acordo com ele, diariamente, são convocados estagiários para auxiliar e garantir o acesso a educação de crianças autistas.

Outro assunto relevante foi trazido à tona pelo sargento Ajalmar, que utilizou a tribuna para cobrar a regulamentação do uso de carroças e o combate aos maus-tratos aos animais. “Eu defendo os animais! Esses animais ficam amarrados, sem alimentação adequada”.

O vereador Junior do Borralho abordou preocupações sobre o transporte público municipal, mencionando relatos de falta de acesso em algumas comunidades. “Dias atrás tivemos a esperança de poder melhorar o transporte publico”, disse. Ele afirmou que entrou em contato com a Secretaria de Executivo, mas ainda não teve resposta. O vereador convidou, ainda, o secretario de mobilidade para estar presente na próxima sessão legislativa para esclarecer este assunto.

O vereador Geraldo Alves destacou sua recente visita a Zumbi dos Palmares, em Santa Mônica, reforçando a importância do direito à moradia e comprometendo-se a solicitar a regularização fundiária para as famílias residentes nessas áreas. “Essas famílias que moram lá ha um bom tempo, não tinha outra alternativa de ocupar o espaço que pudesse sonhar com a sua casa própria”. Ele também enfatizou a necessidade de apoio na regularização das carroças no município.

Já o vereador Paulo André reforçou sua campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o período chuvoso, e destacou os transtornos causados pelas chuvas recentes, incluindo alagamentos e congestionamentos nas vias de Camaragibe. Além disso, Paulo André abordou preocupações sobre o transporte público e a limpeza dos canais, pedindo uma ação efetiva por parte das autoridades municipais. “Cada um tem que fazer a sua parte. Não adianta procurar culpados, temos q fazer a nossa contribuição”, finalizou.

Por fim, o vereador André Correia trouxe à discussão os frequentes acidentes nas vias de Camaragibe devido aos buracos e à falta de sinalização adequada. Ele propôs a aplicação de lombadas, a regularização dos semáforos e a necessidade de uma equipe ampliada da Defesa Civil para prevenir desastres futuros. “Está faltando a Defesa Civil aumentar a equipe, podar as árvores que estão nas barreiras. Estão esperando mais desastre no município?”, questionou.

Em uma sessão marcada por debates e propostas construtivas, os vereadores abordaram questões importantes para o bem-estar e o desenvolvimento de Camaragibe.