Na última terça-feira (07), a Câmara Municipal de Camaragibe foi palco de discussões importantes para o município, abordando desde títulos de cidadania até questões de infraestrutura e segurança, além do projeto de Lei 17/2024, do vereador Geraldo Alves, que foi aprovado em primeira discussão, declarando de utilidade pública o bloco carnavalesco Amante das Flores.
Durante o uso da tribuna, o vereador Cabeça trouxe à tona a necessidade de podação das árvores nos bairros, especialmente após as chuvas recentes. “Só vai executar o serviço quando as árvores caírem e matarem alguém?”, questionou. Ele ressaltou a importância da ação preventiva para evitar acidentes e convocou a secretária da Defesa Civil, Kátia Marsol, para prestar esclarecimentos sobre o assunto.
O vereador André Correia também alertou para os riscos do período chuvoso em Camaragibe, destacando problemas como uma cratera no Alto Padre Cícero que ameaça as residências locais. “Do jeito que está lá, pode ir abaixo um monte de casas”, afirmou. Ele pediu um plano emergencial e preventivo, assim como o aumento no quadro da Defesa Civil. Além disso, André cobrou atenção para as obras do Mercado de Camaragibe.
Já o vereador Léo Família endossou o pedido de informação do vereador Cabeça, solicitando detalhes sobre a construção de cada rua para garantir a qualidade das obras. “Não adianta fazer de todo jeito. O papel do vereador é fiscalizar. Se é pra fazer, que faça, mas vamos verificar”, afirmou. Ele também falou sobre a requalificação do Mercado Público de Camaragibe, ressaltando sua importância para o comércio local. “Dr. João Lemos requalificou e deu moral para o comércio antes disso”, afirmou se referindo à recente ordem de serviço do Mercado.
Por fim, o vereador Paulo André abordou o problema dos alagamentos no município, enfatizando a necessidade de drenagem adequada após as obras de calçamento. “Cabe ao próximo gestor fazer plano de contingencia”, afirmou. “Tem muita gente descrente com a política. É muita promessa”. Ele destacou, ainda, a responsabilidade dos vereadores em cobrar ações efetivas para beneficiar a população e enfatizou a importância da parceria entre os poderes para o desenvolvimento de Camaragibe.