Câmara de Camaragibe marca presença no Congresso da UVP

publicado: 27/03/2017 09h00,
última modificação: 10/02/2018 01h38

Durante os dias 23, 24, 25 e 26 de março, os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Camaragibe participaram do Congresso de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais realizado na cidade de Bonito, pela UVP – União dos Vereadores de Pernambuco.

Na sexta-feira (24), a abertura oficial do encontro contou com a presença do presidente da UVP Josinaldo Barbosa, do presidente da Câmara Municipal de Bonito, Ítalo Damasceno, do prefeito da cidade de Bonito, Gustavo Adolfo, dos deputados estaduais Clodoaldo Magalhães e Aluísio Lessa, do prefeito de Sertânia Angelo Ferreira, da presidente da UVP Mulher, vereadora Célia Cardoso, e do presidente da UVB – União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti.

O evento debateu temas importantes para o Poder Legislativo pernambucano como a “Interiorização do Desenvolvimento Econômico e do Turismo em Pernambuco”, com o deputado Aluísio Lessa que apresentou um balanço sobre as ações e programas do Governo do Estado para a Saúde, Educação, Segurança; “Orçamento Público – Noção Geral, PPA, LDO e LOA”, ministrada pelo Dr. Cristiano Teixeira; e por último “O Controle Social e os Conselhos Municipais”, apresentada pelo Dr. Emerson Petrinperni que explicou de forma didática a diferença entre cada conselho, suas atribuições e particularidades, a importância da participação social nos conselhos municipais e a regulamentação deles.

No sábado (25), ocorreu a eleição para a escolha do presidente e diretorias da União de Vereadores. A Chapa 1, encabeçada pelo atual presidente da UVP, Josinaldo Barbosa, ganhou com 601 votos, 310 votos de diferença da Chapa 2 do vereador de São Bento do Uma, André Valença, que obteve 291 votos.

Segundo o presidente Roberto Medeiros (PTC), o evento proporcionou maior interação entre os vereadores e servidores da Casa. “Disponibilizamos um ônibus para ir e voltarmos juntos, nos divertimos e aprendemos com cada palestra. Em 34 anos da Câmara nunca houve essa participação de todos num congresso”, enfatizou.

A Câmara de Camaragibe participou ativamente do congresso, sendo atuante no processo eleitoral, inclusive foram sete servidores escolhidos para serem mesários e fiscais da eleição. Um momento de aprendizagem, interação, de debates, com a possibilidade de tirar dúvidas e fazer questionamentos.

AC Comunicação | Ascom Câmara

Fotos: AC Comunicação