Câmara de Camaragibe: Sessão Legislativa destaca projetos de lei e o Dia Mundial do Autismo

publicado: 02/04/2024 14h02,
última modificação: 02/04/2024 14h02

Na sessão legislativa desta terça-feira (02), os vereadores da Câmara Municipal de Camaragibe debateram diversos assuntos de interesse da população. Um dos destaques foi o projeto de lei 014/2024, que trata da concessão de auxílio refeição para a Guarda Municipal Civil de Camaragibe. Além disso, foi mencionado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com uma contribuição especial da psicóloga Ilda Soares, que convidou todos para participarem da reunião do Grupo de Mães Atípicas de Camaragibe. “Não é só dever da mãe, é dever social”, afirmou.

O vereador Cabeça abordou a situação da Vila da Inabi, solicitando intervenção do poder público para melhorias na região, que não consegue usufruir da praça por conta do abandono. “Não tem brinquedo, tá cheio de mato. Uma pintura e poda das árvores que deveria acontecer faz tempo”, destacou. Ele também mencionou que as escolas da região não receberam os kits escolares.

Já o vereador Paulo André enfatizou a importância da atenção às escadarias e calçadas do município, especialmente para os idosos. Além disso, destacou o papel da população na fiscalização das demandas apresentadas, principalmente em um ano eleitoral. Ele parabenizou e agradeceu aos Guardas Municipais pela luta constante. “A gente vai construindo, sempre na esperança que os benefícios e melhorias em favor de todos sejam atendidos”, disse.

O vereador Manoel Rodrigues, por sua vez, pediu atenção para questões de infraestrutura, como a limpeza do canal da Nova Olinda. “Fizeram a metade. Quero fazer um apelo que mande limpar o restante”, afirmou. Ele também destacou a situação nas ruas Sargento Wolff e Getúlio Vargas, que segundo ele, estão com o calçamento desgastado. “Os moradores pagam IPTU e não têm direito de entrar em casa com o carro”. Além disso, parabenizou a prefeita Dra. Nadegi pela ordem de serviço da rua Costa e Silva e da continuação da Bezerra de Menezes. “A gente é fiscal da prefeitura, mas depende do povo para voltar a esta casa. Para isso, a gente tem que fazer algo em prol do povo”, finalizou.

Andre Correia solicitou apoio do deputado João de Nadegi para a causa do autismo em Camaragibe, ressaltando a importância do acompanhamento diário nas escolas. “A ala que atende em Camaragibe não é o que eles precisam. Eles precisam de acompanhamento diário, nas escolas. A população precisa disso”. Ele também falou das dificuldades da cidade quando ocorrem chuvas, solicitando o apoio da Secretaria da Defesa Civil para atuar nas ruas, buscando prevenir desastres. “Que a Defesa Civil aumente a equipe para solucionar alguns problemas que temos nos morros para que não ocorram outros desastres, cobrir barreiras”.

Na deliberação, o projeto de lei 014/2024, que trata do auxílio refeição para a Guarda Municipal, foi aprovado por unanimidade em primeira e segunda votação. Em primeira discussão, o projeto de lei 12/2024, que institui a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares, também recebeu aprovação inicial.