Camaragibe comemora 35 anos de emancipação política

publicado: 11/05/2017 09h00,
última modificação: 15/06/2017 17h53

Próximo sábado (13 de maio), o município de Camaragibe comemora 35 anos de emancipação política e administrativa deixando a condição de 2º distrito de São Lourenço da Mata.

A cidade surgiu com os antigos engenhos, como o Engenho Camaragibe. A área onde hoje está localizada a cidade era povoada por índios, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI. As terras eram utilizadas para exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção de cana-de-açúcar.

Entre 1891 a 1895, o engenheiro Carlos Alberto de Menezes criou uma vila operária, que hoje é o bairro Vila da Fábrica, nas terras do município de São Lourenço da Mata. O aglomerado que contou com cinquenta moradias situava-se perto da fábrica de tecido e da estação ferroviária que controlava o tráfego para Limoeiro.

Em 13 de maio de 1982, Camaragibe foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de São Lourenço da Mata, segundo a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

A palavra “Camaragibe” vem do vocábulo indígena “Camará-Gype” (Rio Camará), em referência à “lantana-camará”, planta abundante na região, mais conhecida como “Chumbinho”, o topônimo significa “rio dos camarás”.

Hoje, é um município brasileiro do Estado de Pernambuco pertencente à Região Metropolitana do Recife. Considerada a sexta cidade mais populosa da região (atrás de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho) e a sétima de Pernambuco.

Em comemoração aos 35 anos, a Prefeitura Municipal de Camaragibe irá realizar o corte de bolo para a população, neste sábado, às 16h, no Parque da Cidade. Durante toda esta semana, a prefeitura realizou atividades voltadas aos munícipes, com atendimentos na área de saúde, aulas de ginástica e zumba, emissão de documentos, plantio de árvores com crianças, Biblioteca Itinerante no Parque da Cidade, feira de artesanato, cinema ao ar livre, entre outros.

Confira no link a programação completa:

AC Comunicação | Ascom Câmara
Foto: Guia do Turismo Brasil