Camaragibe comemora 36 anos de emancipação política

publicado: 11/05/2018 14h00,
última modificação: 04/07/2018 16h20

Neste domingo (13), o município de Camaragibe comemora 36 anos de emancipação política e administrativa deixando a condição de 2º distrito de São Lourenço da Mata.

A cidade surgiu com os antigos engenhos, como o Engenho Camaragibe. A área onde hoje está localizada a cidade era povoada por índios, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI. As terras eram utilizadas para exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção de cana-de-açúcar.

Entre 1891 a 1895, o engenheiro Carlos Alberto de Menezes criou uma vila operária, que hoje é o bairro Vila da Fábrica, nas terras do município de São Lourenço da Mata. O aglomerado que contou com cinquenta moradias situava-se perto da fábrica de tecido e da estação ferroviária que controlava o tráfego para Limoeiro.

Em 13 de maio de 1982, Camaragibe foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de São Lourenço da Mata, segundo a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

A palavra “Camaragibe” vem do vocábulo indígena “Camará-Gype” (Rio Camará), em referência à “lantana-camará”, planta abundante na região, mais conhecida como “Chumbinho”, o topônimo significa “rio dos camarás”.

Hoje, é um município brasileiro do Estado de Pernambuco pertencente à Região Metropolitana do Recife. Considerada a sexta cidade mais populosa da região (atrás de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho) e a sétima de Pernambuco.

Em comemoração aos 36 anos, a Prefeitura Municipal de Camaragibe, através da Secretaria de Comunicação, irá realizar o Domingo na Vila Especial Dia das Mães com Seresta, das 15h às 21h, na Vila da Fábrica. A diversão fica por conta do DJ Marvin, Barão e Melo, Ceça Gogó de Ouro e Trepidantes. O corte de bolo para a população vai ser neste domingo, às 18h.

Confira no link a programação completa:

Ascom Câmara | Foto: Rafael Bento

11.05.2018