Conselheiros tutelares de Camaragibe, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes marcam presença na 15ª Reunião da Câmara

publicado: 30/05/2017 16h00,
última modificação: 15/06/2017 17h54

A Casa Vicente Lacerda de Meneses realizou nesta terça-feira (30), a 15ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Camaragibe, sob a presidência do vereador Roberto da Loteria (PTC), e recebeu a presença dos conselheiros tutelares de Jaboatão dos Guararapes, do presidente da Associação Metropolitana dos Conselheiros Tutelares, Cristiano Carvalho, do conselheiro tutelar de Igarassu Fernando Bezerra, Edilene Rodrigues e os conselheiros tutelares de Camaragibe, na pessoa de Marcelo e Zefinha, para acompanhar o recebimento do Ofício nº 120/2017, oriundo do Executivo, o qual dispõe do projeto de lei nº 023/2017, sobre o reajuste da remuneração dos conselhos tutelares alterando a Lei Municipal nº 511/2012.

Por ordem de inscrição, o vereador Paulo André (PSB) iniciou o grande expediente. “Gostaria de registrar que teremos tempo para colocar o projeto na próxima semana, ser aprovado em segunda votação e encaminhado à Prefeitura. Embora os conselheiros pleiteassem um valor, a Prefeitura enviou outra proposta, da qual respeitei porque me preocupo se o município tem condições de pagar diante da receita líquida que Camaragibe arrecada,”, justificou.

Na sequência, o vereador Toninho (PTB) elogiou o trabalho da atual gestão. “Parabenizo a atitude do prefeito Meira em abrir mesa de negociação em que os sindicatos e servidores participam e discutem. Em cinco meses, Camaragibe avança começando a dar o que os conselheiros dessa cidade merecem. Amanhã vai ser protocolado nesta Casa, o projeto de lei referente à volta do SUS para toda a saúde”, ressaltou.

Depois foi a vez do parlamentar Tomé (PV), o qual fez algumas reivindicações. “É motivo de elogio e reconhecimento a toda equipe da Defesa Civil de Camaragibe pelo trabalho que está sendo feito diante das chuvas que vem atingindo Pernambuco. Também deixo aqui uma nota de repúdio ao transporte municipal, devido às reclamações que venho recebendo por conta do transporte e a cooperativa. Parabenizo a administração do cemitério de Camaragibe pelo trabalho feito no local. Quero esclarecer também as reclamações que venho recebendo a respeito da segurança pública no bairro dos Estados. A culpa não é do vereador, do prefeito, mas é a falta de policiamento no Estado, que cabe ao Governo Estadual”, afirmou.

Em contrapartida, o parlamentar Toninho denunciou desvio de verba destinada ao cemitério da cidade. “Constatou-se que, nos últimos dois anos, foram desviados mais de R$ 200.000,00 do cemitério de Camaragibe, dinheiro que deveria ser investido e recolhido ao município, mas a gente não sabe onde está”, informou.

Para finalizar o uso da tribuna, a vereadora Lindomar Santos (PSDB) se pronunciou. “Parabenizar a gestão pelos atos que estão acontecendo em dar o reajuste aos funcionários do município, como aos conselheiros tutelares que tem um trabalho muito árduo”.

Foram lidos os seguintes requerimentos e indicações:

Vereador Paulo André – nº 282/2017 e nº 282/2017;

Vereador Toninho – nº 288/2017; nº 289/2017 e nº 290/2017;

Vereador Cabeça (DEM) – nº 291/2017; nº 292/2017 e nº 293/2017;

Vereadora Lindomar Santos – nº 286/2017 e nº 287/2017.

Vereador Délio Junior (PMDB) – nº 284/2017;

Vereadora Lindomar – nº 285/2017.

Projetos aprovados em 1ª votação

Projeto de lei nº 015/2017, de iniciativa do vereador Paulo André, que dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas do município de efetuar, no início do primeiro e segundo semestres do ano letivo, seminário “Antidrogas” desde o não uso de entorpecentes e bebida alcoólica para os alunos nelas matriculados.

Projeto de lei nº 016/2017, de iniciativa do vereador Paulo André, que disciplina as condições de recolhimento de veículos ou parte de componentes de estruturas de veículos (sucatas) abandonadas nas vias ou logradouros públicos do município de Camaragibe.

Projeto de lei nº 018/2017, de iniciativa do vereador Délio Junior, que autoriza o Poder Executivo a instituir o programa “Cidade mais Limpa”.

Projeto em 2ª discussão

Projeto de lei nº 09/2017, de iniciativa do vereador Délio Junior, que dispõe sobre a autorização ao Poder Executivo para criar o programa “Academia ao ar livre” para a prática de exercícios físicos para todas as idades, nas praças, parques e demais locais públicos apropriados no município de Camaragibe.

As indicações lidas na reunião anterior foram aprovadas.

Hoje, às 14h, será realizada uma audiência pública com a finalidade de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do orçamento fiscal e de seguridade social relativo ao 1º quadrimestre do exercício de 2017, para toda a população.

Próxima reunião ordinária acontecerá no dia 06 de junho, às 9h da manhã.

AC Comunicação | Ascom Câmara

Fotos: Rafael Bento