Descaso na saúde de Camaragibe é discutido entre os vereadores

publicado: 30/10/2018 17h00,
última modificação: 04/01/2019 18h43

Na manhã desta terça-feira (30), durante a 73ª Reunião Ordinária, o secretário Délamo Meira foi convidado para fazer uso da Tribuna conforme convocações enviadas através dos ofícios nºs 079, 080, 081/2018, extensivo aos senhores: Davi Meira e Marcos Ferreira, além do senhor Manoel Barbosa que fez algumas explanações relacionadas à CooperUne.

O expediente do dia contemplou:

Projeto de resolução nº 01/2018, de iniciativa do vereador Paulo André (PSB), que institui o programa Câmara Itinerante em Camaragibe;

Projeto de lei nº 124/2018, de iniciativa do vereador Délio Júnior (PSD), que autoriza o Executivo a criar o “Programa Prata da Casa”, o qual estabelece a obrigatoriedade de disponibilização de oportunidades para a apresentação de grupos, banda, cantores ou instrumentistas locais na abertura de eventos musicais que contem financiamento público de Camaragibe;

Projeto de lei nº 125/2018, de iniciativa do vereador Roberto da Loteria (PTC), que dispõe sobre a redução de jornada de trabalho de servidor responsável por pessoas deficientes;

Ofício de convocação nº 079/2018, oriundo do Legislativo, o qual convoca o Secretário Davi Meira para tratar sobre a questão do desmatamento que está ocorrendo em diversas localidades no bairro de Aldeia;

Ofício de convocação nº 080/2018, oriundo do Legislativo, o qual convoca o Secretário Délamo Meira, para tratar de assuntos relacionados ao cumprimento dos Decretos 032/2018, 033/2018 e 034/2018, que versam sobre as condições para o exercício da gratuidade dos idosos e dos deficientes no transporte público coletivo de Camaragibe e a implantação do sistema de reconhecimento biométrico facial no referido transporte público;

Ofício de convocação nº 081/2018, oriundo do Legislativo o qual convoca o interventor da Cooper Une, Marcos Ferreira Marques, para tratar de assuntos relacionados ao cumprimento dos Decretos 032/2018, 033/2018 e 034/2018, que versam sobre as condições para o exercício da gratuidade dos idosos e dos deficientes no transporte público coletivo do município de Camaragibe e a implantação do sistema de reconhecimento biométrico facial no referido transporte público;

Ofício nº 029/2018, oriundo do Executivo em resposta ao ofício de convocação nº 079/2018, informando o não comparecimento do Davi Meira, tendo em vista um compromisso inadiável e já programado anteriormente, e confirmando presença para a próxima Reunião Ordinária dia 06/11/2018;

Vereador Toninho (PTB) – nº 614/2018;

Vereador Paulo André – nº 615/2018.

Para uso da tribuna, o presidente Roberto da Loteria foi o primeiro inscrito. “Primeira vez que participei de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, onde tiveram várias reivindicações entre elas, a falta de medicação e leite no bairro Vale das Pedreiras. Os bairros de Nazaré, Burrione, Alto de Santo Antônio, Timbí e Vila da Fábrica, ambos necessitando de atenção urgente. Os vereadores têm que fiscalizar, ir às unidades de saúde verificar como andam os estoques de remédios e se a população está sendo atendida”, alertou.

Em aparte, o vereador Paulo André (PSB) registrou que “muitas das vezes essa medicação só não chega por incompetência de quem está na gerência diária. Constatei juntamente com o presidente e Délio Júnior em visita à central de distribuição muitos medicamentos, fraldas guardadas e soros no descarte vencido”, disse.

Na sequência, o vereador Adriano Tabatinga (PV) voltou a discursar que quem está à frente dessas pastas que assuma a responsabilidade e o ônus. “Como falei na plenária anterior que se peça para que essas pessoas peçam demissão se não estão conseguindo atender a pasta que está à frente, se não tiver competência para administrar. Conforme disse o vereador Paulo, realmente, às vezes tem medicamento, fralda, mas não há distribuição”, completou.

Por sua vez, o vereador Lelo (PDT) questionou a falta de medicamento no Vale das Pedreiras. “Preciso saber se é o Vale das Pedreiras 1 ou o 2, pois na semana anterior visitei algumas unidades de saúde e não me relataram nada. Vou apurar essa denúncia da falta de medicação ainda esta semana. Solicitei a retirada de entulhos na ladeira de acesso ao Vale das Pedreiras”, ressaltou. Parabenizou o secretário Silvano pela limpeza e pintura de meio fio nos bairros Jardim Primavera e Vale das Pedreiras.

Já o vereador Cabeça pontuou alguns serviços que foram realizados após solicitação. “A menos de oito dias uma equipe esteve no Loteamento Nazaré e ajeitou todos os postes, não só em Nazaré, porque quando solicito contemplo Nazaré, Inabí, Primavera e até o Vale. Acredito que tem que fiscalizar a parte das empresas de internet também, pois a gente conserta, mas essas empresas desfazem o serviço feito antes”, afirmou.

Foi retirado da pauta o projeto de lei nº 013/2017, de iniciativa do vereador Roberto da Loteria, que institui a Ficha Limpa Municipal na nomeação de cargos comissionados para administração direta, indireta e fundacional do Poder Executivo e do Poder Legislativo em Camaragibe, na forma que indica, para ser reapresentado na próxima sessão, conforme Lei Federal.

Não havendo mais nada os trabalhos foram encerrados, marcada a próxima sessão para o dia 06 de novembro.

Ascom CMC

Foto: Rafael Bento