Dia Internacional da Mulher e retirada do projeto de lei 003/2017 são destaques na 3ª Reunião Ordinária

publicado: 07/03/2017 09h00,
última modificação: 10/05/2017 19h11

Nesta terça-feira (07), o presidente Roberto Medeiros (PTC) iniciou os trabalhos da 3ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Camaragibe, com a participação da vice-prefeita da cidade, Nadegi Queiroz.

Durante a sessão foi informado aos presentes o recebimento do ofício nº 082/2017, oriundo do Executivo, mencionando a retirada de pauta do projeto de lei nº 003/2017 que trata sobre a gratuidade para idosos a partir de 65 anos no sistema de transportes coletivos e urbanos do município de Camaragibe.

Segundo o prefeito Demóstenes Meira, o pedido se deu após a audiência pública realizada no dia 22 de fevereiro, na qual se observou a necessidade de debates mais aprofundados a cerca da matéria.

O expediente do dia contou com as seguintes indicações e requerimentos:

Indicação:

Lindomar Santos (PSDB) – nº 103/2017, nº 104/2017, nº 105/2017, nº 117/2017, nº 118/2017 e nº 119/2017;

Paulo André (PSB) – nº 106/2017, nº 107/2017 e nº 108/2017;

Manoel Rodrigues (PP) – nº 121/2017.

Requerimento:

Lindomar Santos – nº 115/2017 e nº 116/2017;

Paulo André – nº 109/2017, nº 110/2017, nº 111/2017 e nº 112/2017;

Antônio Carlos Tomé (PV) – nº 113/2017 e nº 114/2017;

Manoel Rodrigues – nº 120/2017.

Os discursos dos vereadores que utilizaram a tribuna foram marcados por felicitações ao Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, dia 08 de março, e a decisão do prefeito Demóstenes Meira em retirar o projeto de lei 003/2017.

O parlamentar Leandro Lima (PRP) reforçou a postura dos demais vereadores em relação ao projeto e desejou um feliz Dia Internacional da Mulher. “Em momento algum nós vereadores nos manifestamos contra ou a favor do projeto. Antes de ir às ruas ou a rede social, procure esta Casa e converse com os vereadores”.

Na sequência, foi a vez do vereador Renê Cabral (PRB). “Em nome da minha mãe quero parabenizar a mulher pelo seu dia amanhã. Também parabenizo os munícipes que estão na luta pela gratuidade dos idosos, que procuraram os vereadores para chegarmos a um denominador comum”.

Já o vereador Paulo André fez um apelo ao prefeito Demóstenes Meira. “Não poderia deixar de homenagear as mulheres pelo seu dia, em especial às camaragibenses. Quero parabenizar o prefeito por ouvir esta Casa, retirando o projeto para se estudar uma maneira melhor. Faço um apelo ao prefeito, que ao invés de rever o impacto financeiro e o estudo que foi feito, é melhor implantar a bilhetagem eletrônica pra resolver isso”.

Por ordem de inscrição, Antônio Carlos Tomé lembrou o trabalho dos vereadores em prol da população. “A preocupação dos vereadores não é só com os idosos, mas com a população de Camaragibe, o que for prejudicar o povo iremos à luta. Conversamos com os secretários, e o prefeito entendeu que era preciso tomar essa decisão. Também parabenizo a vice-prefeita Nadegi e a todas as mulheres camaragibenses”.

O vereador Adriano Pinto (PV) se colocou à disposição do povo. “Parabenizo a nossa vice-prefeita que está aqui hoje representando as mulheres camaragibenses, assim como a vereadora Lindomar Santos. A lei é maior que o decreto. Todos os vereadores debateram antes e conseguimos esse resultado. Se o idoso tiver algum problema que venha a esta Casa, pois eu vou estar sempre a favor do povo de Camaragibe”.

Na ocasião, o vereador Antônio Oliveira felicitou a vice-prefeita Nadegi e a todas as mulheres de Camaragibe. “Parabenizo as pessoas que estiveram aqui conosco no dia 22 durante a audiência pública, e deixo meu voto de repúdio à minoria que fez oposição irresponsável a esta Casa, alegando que nós vereadores tínhamos aprovado o projeto do prefeito. Parabéns à oposição responsável que procurou os vereadores para discutir o assunto. O resultado está aí, conversamos com o prefeito e conseguimos reverter a situação”.

A única parlamentar mulher da Casa, vereadora Lindomar Santos, fez um discurso de agradecimento ao dia da mulher. “A mulher é o estreio de uma casa, muito importante no lar e muitos não a valorizam. Passamos momentos difíceis em relação ao decreto dos idosos. Eu, que tenho um trabalho na saúde para os idosos, sempre zelei por eles, fiquei angustiada com essa situação”.

Concedendo a palavra à vice-prefeita Nadegi Queiroz, a mesma saudou a todos. “Apesar dos problemas que tive com o prefeito Demóstenes Meira, espero que essa atual gestão dê certo. O momento especial é da mulher, mas temos pouco a comemorar. Que as políticas públicas femininas sejam vistas com olhar de decisão para serem colocadas em práticas”.

O presidente do Conselho do Idoso de Camaragibe, Sr. Silvino, usou a tribuna para agradecer o apoio dos vereadores. “Nós idosos vencemos uma etapa da batalha. Parabenizo a Câmara porque os vereadores nos atenderam, aos movimentos populares por reivindicarem junto conosco. Temos que continuar caminhando não querendo guerra, mas paz para o melhor de Camaragibe”.

No final da sessão, foram colocadas em votação as indicações de nº 60 a 101/2017, apresentadas no expediente passado. A próxima reunião foi marcada para o dia 14 de março (terça-feira), às 9h da manhã.

AC Comunicação | Ascom Câmara

Fotos: Rafael Bento