Presidente da categoria dos Agentes de Saúde e Combates às Endemias de Camaragibe usa tribuna da Câmara

publicado: 08/05/2018 17h00,
última modificação: 28/05/2018 14h02

Pela manhã desta terça-feira (8), os vereadores da Câmara de Camaragibe, sob a presidência do vereador Roberto da Loteria (PTC), se reuniram para a 51ª Reunião Ordinária em que teve a presença do Sindicato Metropolitano dos Agentes de Saúde e Combates às Endemias de Camaragibe, e da vice-prefeita da cidade, Nadege Queiroz.

Na ocasião, a presidente do sindicato Rosileide Machado iniciou o momento de discursos na tribuna expondo as dificuldades que a categoria vem enfrentando sem fardamento e material de trabalho. “Estamos tentando estabelecer diálogo, negociar, mas para nós só cabe apenas o ouvido de “mercador”. Foi aprovado por unanimidade o estado de greve da categoria pela ausência de resolução do material de trabalho. Pedimos para que esta Casa, como representante do povo, venha promover a aproximação da categoria com o Executivo”, relatou.

Em seguida, o vereador Paulo André (PSB) se posicionou. “Política é a arte do diálogo. Se é lei a entrega do kit, do fardamento, então tem que ser cumprida. Os agentes entram em áreas descobertas, colocando a vida em risco porque não têm identificação como servidor do município, há um ano e meio que a entrega do fardamento não foi feita”, frisou.

Por sua vez, o parlamentar Délio Junior (PSD) relembrou o projeto de lei de sua autoria que foi aprovado e sancionado no mandato do prefeito João Lemos. “O projeto de lei solicitava o fornecimento do kit para todos os agentes de saúde em que englobaria o fardamento, protetor solar, um boné, um tablet ou notebook. Esse projeto foi aprovado na Casa, sancionado pelo prefeito João Lemos e hoje é lei no município”, afirmou.

O próximo vereador a discursar foi Tomé (PV), como líder de governo garantiu levar a solicitação ao prefeito. “Em muitos casos as reivindicações não chegam aos ouvidos do prefeito porque tentam resolver por baixo. Vou levar o assunto e discutir para resolver o problema da saúde”, enfatizou.

Na ordem de inscrição, foi a vez do parlamentar Adriano Tabatinga (PV). “Essa demanda deve estar em andamento pelo que já ouvi. A Câmara, através dos vereadores, está à disposição para servir de ponte entre o povo e o Executivo”, disse.

Usando a tribuna, o vereador Lelo (PDT) sugeriu a criação de uma comissão para apurar o caso dos agentes de saúde. “Com certeza esta Casa aqui vai tomar uma providência como sempre fez. Peço ao presidente que crie uma comissão de vereadores para apurar todas as reivindicações da categoria”, solicitou.

O vereador Toninho (PTB) avisou que no próximo dia 17 será realizada uma audiência pública, às 9h da manhã, com o tema “Regulamentação do exercício das atividades, serviços comunitários de rua, mototaxista, motoboy, motofretes e transporte de mercadoria”.

A vereadora Lindomar do Vale (PSDB) encerrou o momento dos discursos. “Aproveito a oportunidade para parabenizar todas as mães camaragibenses. Que Deus nos abençoe, nos proteja e nos dê dias melhores”.

No expediente do dia foram apresentados requerimentos e indicações, e aprovados os projetos de lei em 1ª e 2ª votação:

Vereador Adriano Tabatinga – nº 539/2018, nº 540/2018;

Vereador Leo Família (PRP) – nº 542/2018, nº 543/2018, nº 544/2018;

Vereador Paulo André – nº 546/2018, nº 547/2018, nº 548/2018;

Vereador Lelo – nº 550/2018.

Vereador Lelo – nº 549/2018.

Aprovados em 1ª votação:

Projeto de lei nº 094/2018, oriundo do Poder Executivo, que em seu ementário dispõe sobre alteração de dispositivos da Lei nº 280/2006;

Projeto de lei nº 095/2018, oriundo do Poder Executivo, que altera o artigo 3º da Lei Municipal nº 092/2000, a qual dispõe sobre a composição dos membros do Conselho Municipal de Educação, acrescentando as alíneas J e K;

Projeto de lei nº 096/2018, oriundo do Poder Executivo, que dispõe sobre a composição da Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito.

Aprovado em 2ª votação:

Projeto de lei nº 090/2018, de iniciativa do vereador Paulo André, que institui o Dia do Guarda Municipal no âmbito do município de Camaragibe.

As indicações lidas na reunião anterior foram aprovadas.

Próxima reunião marcada para o dia 15, às 9h, no Plenário José Lapenda.

Ascom CMC | Fotos: Rafael Bento

08.05.2018