Projeto de lei nº 13/2017, que institui “ficha limpa” municipal, é aprovado em 1ª votação

publicado: 25/04/2017 15h00,
última modificação: 10/02/2018 01h27

Na manhã desta terça-feira (25), os vereadores presentes na 10ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Camaragibe, aprovaram em 1ª votação o projeto de lei nº 13/2017, de iniciativa do vereador Roberto da Loteria (PTC), que institui a “ficha limpa” municipal na nomeação de cargos comissionados para a administração direta, indireta e fundacional dos Poderes Executivo e Legislativo, no município de Camaragibe.

Iniciando o grande expediente, o presidente Roberto da Loteria usou a tribuna para fazer a leitura do projeto. “Senhores vereadores, sociedade aqui presente. Hoje é um dia muito importante para o nosso município. Nós estamos aqui para fazer história. Vocês conhecem a minha pessoa e sabem que sempre trilhei minha vida pessoal e profissional nos caminhos da retidão. Hoje, estamos debatendo o projeto de lei que aplica as regras da Lei Ficha Limpa aos cargos comissionados no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal. O Brasil está cansado de tanta corrupção. Estou com medo que daqui a alguns anos, a corrupção vire algo tão comum, que nossas crianças já nasçam com o DNA de corruptas, por isso temos que dar um basta nisso. Peço o apoio dos vereadores para termos uma atenção especial ao projeto, vamos zelar e proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício das funções públicas”, enfatizou.

Na ordem de inscrição, o próximo foi o parlamentar Tomé (PV) que relatou detalhes da reunião da última quarta-feira, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Valetim da Silveira Costa, e alguns agentes de Endemias. “Discutimos sobre o trabalho que será realizado no mercado público de Camaragibe para conter o mosquito da Dengue, até mesmo animais que frequentam o local. O trabalho conta com orientação aos comerciantes. Amanhã teremos mais uma reunião com o secretário Valentim e lideranças do mercado”, afirmou.

Na sequência, o vereador Paulo André (PSB) se solidarizou com as palavras do presidente Roberto da Loteria. “O seu sentimento de revolta e esperança também é o nosso, presidente. Já dizia o grande amigo Edvaldo Barbosa, ex-vereador de Camaragibe: “Um político se torna corrupto porque no berço de sua criação ele já era corrupto””.

O Secretário de Articulação Política de Camaragibe, Félix Filho, encerrou o grande expediente ressaltando a importância do projeto em pauta. “O prefeito, diante mão, apoia o projeto. Que os vereadores tenham atenção, pois o projeto é uma reafirmação ao trabalho que vem sendo feito na cidade. Pouco a pouco estamos organizando a Casa”.

Requerimentos e indicações apresentados no expediente do dia:

Requerimentos:
Vereador Paulo André – nº 227/2017;
Vereador Adriano Tabatinga (PV) – nº 230/2017 e nº 231/2017;
Vereador Délio Junior (PMDB) – nº 236/2017.

Indicações:
Vereador Cabeça (DEM) – nº 232/2017; nº 233/2017 e nº 234/2017.
Vereador Léo Família (PRP) – nº 235/2017;
Vereadora Lindomar Santos (PSDB) – nº 237/2017; nº 238/2017 e nº 239/2017.

Os projetos de lei nº 015 e 016/2017 foram encaminhados às Comissões.

O vereador Manoel Rodrigues (PP) pediu vista ao projeto de lei nº 12/2017, que altera a redação do art.22 da Lei nº 678/2016, a qual dispõe sobre a competência da Secretaria de Serviços Públicos a atribuição quanto à coordenação dos serviços do cemitério, oriundo do Poder Executivo.

Aprovadas as indicações em bloco, lidas na reunião anterior, exceto as de nº 222 e 223/2017, do vereador Hélio Albino (PDT), que se encontram em duplicidade com as de nº 63 e 64/2017, do vereador Manoel Rodrigues.

Ao término, foi solicitado um minuto de silêncio em memória ao senhor Milton da Farmácia, como era conhecido na cidade de Camaragibe.

Próxima sessão ordinária está prevista para o dia 02 de maio, às 9h da manhã.

AC Comunicação | Ascom Câmara
25/04/2017