Projetos em caráter de urgência aprovados e vereadores discutem ações da Prefeitura

publicado: 20/06/2017 17h30,
última modificação: 06/07/2017 22h56

Ainda na 18ª Reunião Ordinária da Câmara de Camaragibe, realizada nesta terça-feira (20), o presidente Roberto da Loteria (PTC) colocou em caráter de urgência, urgentíssima, os seguintes projetos de lei que foram aprovados em 2ª votação:

Através do ofício de nº 142/2017, oriundo do Poder Executivo, projeto de lei nº 029/2017, que regulamenta a substituição de professores, com base no Estatuto do Magistério Público de Camaragibe;

Projeto de lei nº 28/2017, oriundo do Poder Executivo, que em seu ementário dispõe sobre o adicional de insalubridade a ser pago aos servidores municipais de Camaragibe garantindo o direito de receber o acréscimo no salário, que corresponde ao adicional no mês de junho.

Na tribuna, o vereador Tomé (PV) abordou as questões sobre o trabalho feito pela prefeitura na educação do município, e criticou a Compesa pela falta de água na cidade. “Agradeço ao pessoal engajado na educação de Camaragibe, inclusive elogiar a gestão passada que recebeu alguns prêmios por conta de seu desempenho. O meu elogio é maior ainda aos professores, diretores, ao secretário Denivaldo Freire, e toda equipe da Secretaria de Educação porque tenho acompanhado de perto o trabalho deles”.

Sobre a Compesa, Tomé deixou claro o seu repúdio. “Tive mais de quatro reuniões com dirigentes da Compesa para resolver problemas de cano estourado e falta de água em alguns bairros do município, mas a empresa não resolve. Deixo o meu repúdio à Compesa de Camaragibe que não tem dado apoio nem buscado resolver a questão da falta d’água. Em relação aos buracos e reposição de asfalto, tomei conhecimento que empresas estão sendo contratadas para fazer os reparos”.

Em seguida, o parlamentar Paulo André (PSB) parabenizou o DER por atender sua solicitação. “Pude constatar, ao longo da semana, que o DER atendeu ao nosso pedido que já tinha sido solicitado desde o ano passado através do requerimento nº 457/2016, o qual foi retificado pelo ofício nº 11/2017, sobre a implantação nos sinais da cidade do contador de tempo, o chamado temporizador. Aos poucos as solicitações que temos pleiteadas aqui vão sendo atendidas pelos órgãos”.

Em contrapartida, questionou a afirmação do vereador Tomé sobre os reparos dos buracos. “Já se passaram seis meses e os buracos continuam, assim como fez dispensa de licitação para a empresa do lixo por que não faz para tapar buraco, para a saúde e contratar mais pessoas? Os postos de saúde de Jardim Teresópolis, no Viana, e da Areinha estão sem médicos, sem enfermeiros. Há um mês esta Casa aprovou projetos importantes para o aumento de salário de médicos e contratação, mesmo assim não tem médico. A minha cobrança não é só crítica, mas também chamando atenção, mostrando os erros para que o gestor possa acertar”.

Concedida aparte ao vereador Manoel Rodrigues (PP) que explicou a ausência de profissionais da saúde. “Realmente a situação não é fácil em se tratando de médicos, o problema maior é que o aumento dado é pouco em relação a outros municípios, mas enfermeira tem sim”.

As indicações lidas na reunião anterior foram aprovadas.

A sessão terminou com um minuto de silêncio a Edmilson Marcelino, pai do chefe de gabinete do vereador Adriano Tabatinga (PV), e a Severina Maria de Souza, mãe da servidora desta Casa, Lucilene Maria de Souza.

Dia 27 de junho, às 9h da manhã, está prevista a última sessão da Câmara antes do recesso parlamentar.

AC Comunicação | Ascom Câmara

Fotos: Rafael Bento