Reajuste do piso do Magistério aprovado na Câmara

publicado: 04/04/2017 15h00,
última modificação: 10/02/2018 01h38

 

A 7ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Camaragibe, realizada na manhã desta terça-feira (04), teve uma importante discussão sobre o projeto de lei nº 08/2017, oriundo do Poder Executivo, que dispõe do reajuste do piso do Magistério, o qual foi aprovado em 2ª votação pelos vereadores presentes.

Durante a tribuna, os vereadores aproveitaram para falar da importância do projeto. O primeiro foi o vereador Délio Junior (PMDB) que parabenizou a presença dos professores do município. “Eu acho nada mais do que justo nós vereadores votarmos hoje, diante da relevância do projeto de lei 08/2017, por isso solicito a dispensa de interstício para que o projeto seja lido e colocado em 2ª votação ainda hoje”.

Em seguida, o parlamentar Renê Cabral (PRB) saudou a todos os professores presentes. “Vocês são responsáveis pelo alicerce da educação da nossa cidade e o futuro do nosso país. Uma categoria que tenho um tremendo apreço por desempenhar um papel de suma importância na nossa sociedade”, afirmou.

Por sua vez, o vereador Tomé (PV) pediu agilidade para a votação do projeto. “Não vejo o porquê conceder mais tempo para se discutir o assunto em questão que é um direito dos professores, não temos mais o que questionar. Estamos lutando também junto a Prefeitura para que seja reintegrada a gratificação do SUS ao pessoal da Saúde de Camaragibe, a qual foi retirada. Esta Casa não tem porque ir contrária às reivindicações que são de direito de uma categoria tão sofrida como a de Educação, Saúde e outras que reivindicam seus direitos”, ressaltou.

Enquanto o vereador Leo Família (PRP) enfatizou as cobranças que são feitas à Prefeitura por parte do Legislativo. “Quero dizer aos professores que não se resume à questão salarial, mas sim condição de trabalho, como escolas reformadas. Estamos deixando o prefeito respirar um pouco, mas vamos começar a fiscalizar. Está aqui o nosso secretário Félix, estamos cobrando a ele, amanhã vamos às escolas fazer a fiscalização que é o nosso trabalho, para que vocês tenham um bom lugar de ensino, de trabalho e que os alunos permaneçam frequentando a sala de aula”, justificou.

“A educação é a base e os professores de Camaragibe têm contribuído para educar os nossos filhos, parentes e amigos”, afirmou o vereador Adriano Tabatinga (PV) que prosseguiu dizendo “quero também dizer que mesmo não fazendo parte da gestão, mas faço parte do colegiado dos 13 vereadores, parabenizo o prefeito por essa iniciativa em relação à Educação. Não só vou vir a esta plenária para fazer as críticas ao Governo, mas vou vir também para parabenizar o que for feito de bom ao município”.

No seu pronunciamento o vereador Paulo André (PSB) cobrou informações sobre o impacto financeiro que o reajuste trará ao município. “É de suma importância para a nossa cidade e, principalmente, aos professores que fazem a rede de educação. Precisa de uma valorização, como a Saúde, mas como hoje o tema é Educação, eu parabenizo na pessoa do meu amigo Félix pelo intercambio do Legislativo até o Executivo em tratar dessa matéria. Solicito ao mesmo que depois encaminhe a esta Casa o impacto financeiro do projeto pra gente ter certeza que o município não vai criar problemas futuros”, esclareceu.

A última fala foi da vereadora Lindomar Santos (PSDB) que garantiu o apoio à categoria. “Parabenizo a classe educacional pelo reajuste do piso salarial para os professores. Muito bem merecido porque é a classe que considero a mais importante, pois ensinando estão formando cidadãos para o nosso país, educando e orientando. Estou muito satisfeita com a vitória, podem contar com o nosso apoio”.

Por fim, o secretário de Articulação Política de Camaragibe, Félix Filho, trouxe uma explanação sobre o trabalho da Prefeitura feito na Educação e Saúde. “O prefeito antes de se eleger assumiu um compromisso com a classe dos servidores da Saúde, dia 12 de abril estaremos reunidos com a mesa de negociação do sindicato dos servidores do município. Essa gratificação do SUS vai retornar por seu compromisso e direito adquirido de todos os servidores. Os vereadores que fazem parte da nossa base são vereadores comprometidos e nos reunimos diariamente. Esse projeto tem um impacto financeiro, mas nós iremos assumir porque entendemos que o teto do piso nacional dos professores é um direito deles. Vamos requerer à Câmara também a convocação do concurso de alguns professores para o quadro da magistratura que está defasado. Pedimos aos vereadores que fiscalizem postos de saúde, hospitais, maternidade para ajudar o gestor a administrar melhor. Estamos regularizando as finanças do nosso município, fazendo limpeza em quase todos os canais da nossa cidade. A nossa proposta junto com o prefeito é de dialogar com a população, junto com as classes e, principalmente, os vereadores e lideranças políticas”.

Dando sequência nos trabalhos legislativos da Câmara as seguintes indicações e requerimentos foram apresentados:

Indicações:

Vereador Cabeça (DEM) – nº 171/2017; nº 172/2017 e nº 173/2017;
Vereador Renê Cabral – nº 178/2017; nº 179/2017 e nº 180/2017;
Vereador Délio Junior – nº 181/2017;
Vereador Adriano Tabatinga – nº 182/2017; nº 183/2017 e nº 184/2017;
Vereadora Lindomar Santos – nº 186/2017;
Vereador Léo Família – nº 189/2017 e nº 190/2017.

Requerimentos:

Vereador Paulo André – nº 174/2017; nº 175/2017 e nº 187/2017;
Vereador Délio Júnior – nº 176/2017 e nº 177/2017;
Vereador Tomé – nº 191/2017; nº 192/2017 e nº 193/2017.

O projeto de lei nº 09/2017, de iniciativa do vereador Délio Junior, que autoriza o Poder Executivo a criar o programa “Academia ao ar livre”, foi encaminhado às Comissões para emitirem parecer.

As indicações de nº 160 a 170/2017, apresentadas na última sessão, foram aprovadas.

Próxima reunião ordinária está prevista para o dia 11 de abril, às 9h da manhã, no Plenário José Lapenda Filho.

 
AC Comunicação | Ascom Câmara
04/04/2017
Fotos: Rafael Bento