Sargento da Polícia Militar usa tribuna durante a 62ª Reunião Ordinária

publicado: 21/08/2018 16h00,
última modificação: 03/09/2018 22h43

Nesta terça-feira (21), os vereadores da Câmara de Camaragibe se reuniram para a 62ª Reunião Ordinária, no Plenário José Lapenda. Na ocasião, foram apresentados três requerimentos e quatro indicações dos parlamentares.

Durante o grande expediente, o presidente Roberto da Loteria (PTC) concedeu a oportunidade ao sargento da Polícia Militar, Antônio Fernandes da Silva, de usar a tribuna da Casa. Por sua vez, o munícipe falou da saúde de muitos policiais, inclusive a dele. “Levando para o lado da Polícia Militar, nós só somos reconhecidos quando estamos na ativa trabalhando. Se você adoeceu não serve mais para a Polícia nem para a comunidade. Infelizmente acontece isso, e eu sou um exemplo, e vejo vários companheiros assim. Hoje sou alcoólatra, não tenho vergonha de dizer, é uma doença e precisa de tratamento. O que o Estado e o município fazem? Não ajudam. Já estive no CAPES procurando remédio várias vezes. Eu tenho condições e comprei, mas quem não tem? Estou só pedindo que deem atenção a quem precisa”, desabafou.

Em seguida, o parlamentar Adriano Tabatinga (PV) reforçou o apoio ao munícipe. “Antônio transmitiu a situação dos amigos de praça. Em 2014, chegou a esta Casa uma comissão do 20º BPM comunicando que muitas vezes se perde policiais por causa das drogas. Precisamos ter projetos de lei aqui dentro desta Casa que sejam aprovados e levados também para as salas de aula e grandes instituições. O cidadão Antônio não quer que só o ajudemos, mas também os outros policiais. Acredito que o prefeito de Camaragibe vai buscar uma comissão para fortificar ainda mais essa situação”, argumentou.

O 1º secretário, vereador Toninho (PTB), fez a leitura do expediente do dia. Entrou na pauta, o projeto de lei nº118/2018, de autoria do vereador Délio Junior (PSD), que autoriza o Poder Executivo a estabelecer critérios de embarque e desembarque a todos os cidadãos de transportes coletivos de Camaragibe, além dos seguintes requerimentos e indicações.

Requerimentos:

Vereador Adriano Tabatinga – nº 594/2018, nº 595/2018;

Vereador Tomé (PV) – nº 596/2018.

Indicações:

Vereador Cabeça (DEM) – nº 598/2018;

Vereador Paulo André (PSB) – nº 599/2018, nº 600/2018, nº 601/2018.

Alguns projetos de lei foram aprovados em 2ª votação:

Nº 111/2018, de iniciativa do Poder Executivo, que dispõe sobre a reposição dos proventos de aposentadoria e pensões por morte, pagos àqueles que não possuem paridade com servidores em atividade.

Nº 115/2018, oriundo do Poder Executivo, que dispõe sobre a denominação de logradouro público, de iniciativa do vereador Carlos Tomé.

A Comissão de Redação e Leis devolveu o projeto de Decreto Legislativo nº 05, o qual foi encaminhado para o setor legislativo da Câmara.

No final da sessão, os vereadores fizeram um minuto de silêncio, a pedido da vereadora Lindomar Santos (PSDB), em memória ao ex-deputado estadual, ex-prefeito e ex-vereador de Afogados da Ingazeira, Antônio Mariano, que morreu na noite do dia 20.

A próxima reunião está prevista para o dia 28 de agosto, às 9h da manhã.

Ascom CMC

Foto: Rafael Bento