SESSÃO ORDINÁRIA: pauta inclui cobrança de ações para o inverno e aprovação de PL em favor de pessoas com TEA

publicado: 11/04/2023 17h10,
última modificação: 11/04/2023 19h15

A Câmara Municipal dos Vereadores de Camaragibe realizou sua 8ª reunião ordinária nesta terça-feira (11). O vereador Léo Família apresentou os documentos a serem discutidos no pequeno expediente da sessão:

– Ofício nº 059/23, de autoria do presidente da Câmara, vereador Renê Cabral, que remete para apreço o PL nº 004/23, documento que autoriza o município alocar ativos de equipamentos de iluminação pública para o parque de iluminação pública de Camaragibe e diversos, que deve ser instalado, operado e mantido pela operadora como conversão da titularidade dos equipamentos instalados para o município ao final do prazo da locação e dá outras providências.
– Requerimento nº 103/23, destinado à Prefeitura, que solicita a retomada urgente dos trabalhos de recuperação em encostas na Rua Gilberto Veigas, no Vale das Pedreiras.
– Requerimento nº 1063/23, que solicita encaminhamento e cobrança à Prefeitura e Secretaria de Serviços Públicos para realização de capinação e requalificação da Praça do Viana e da Rua Santa Leopoldina, no bairro do Viana.
– Requerimento nº 1068/23, que solicita à Prefeitura e Secretaria de Serviços Públicos a realização de manutenção da via pública, capinação e pintura do meio fio e retirada de entulhos na Rua Oscar de Albuquerque, Rua Jacobina e Rua Santa Leopoldina, no bairro do Viana.
– Requerimento nº 1069/23, que solicita à Prefeitura e Secretaria de Serviços Públicos a realização de capinação e limpeza da Rua José Antônio de Luna, e na 3ª travessa da Rua Amaro Pino, no bairro de Novo Centro.
Requerimento nº 1070/23, que solicita à Prefeitura reposição de paralelepípedos da Rua Joaquim Felipe de Santana, em Tabatinga.
– Requerimento nº 1071/23, solicita à Prefeitura que viabilize área de convivência com cães na Praça do Município.
– Requerimento nº 1072/23, solicita à Prefeitura que viabilize a poda das árvores na Estrada das Pedreiras, iniciando no Posto de Saúde até o Campo localizado no loteamento São Pedro.

Após a leitura do pequeno expediente, os vereadores se dirigiram à tribuna. O vereador Toninho (PP) agradeceu a participação dos demais legisladores na audiência pública ocorrida na segunda-feira (10), que discutiu planos de contingência para o inverno. Toninho também cobrou a participação efetiva do Executivo, lembrando que a Defesa Civil precisa de recursos para evitar transtornos causados pela chuva no município.

O vereador Geraldo Alves (MDB) afirmou que foi vetado na última plenária e, por isso, se retirou daquela sessão. Mas refutou que estaria dando as costas ao povo. Em seguida, Toninho afirmou que o vereador Geraldo Alves faltou com a verdade na audiência dessa segunda-feira, citando várias autoridades presentes na sessão. Ele citou que houve uma explicação prévia do trâmite da sessão, mas lembrou que o vereador Geraldo Alves não havia respeitado o combinado. E, quando informado, esse último não havia concordado e teria se sentido vetado.

O presidente da Casa, vereador Renê Cabral (REPUBLICANOS), e o primeiro secretário, o vereador Paulo André (PSB), abordaram a importância de discutir e cobrar planos de prevenção contra o inverno. Além disso, ambos lembraram que a Casa Vicente Lacerda de Menezes está a serviço da população. Além disso, ressaltaram que é dever da Prefeitura detalhar as ações que pretende executar antes de enviá-las para discussão na Casa.

COMISSÕES DE FINANÇAS E ORÇAMENTO
As Comissões de Finanças e Orçamento aprovaram o PL nº 16/23, de autoria do vereador Mestre Kel Rocha (PSL) que assegura a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), além do Decreto Legislativo nº 05/23, que concede o título de cidadã camaragibense a Sandra Maria de Lima. A decisão foi acatada pelos legisladores, bem como as indicações e requerimentos apresentados no pequeno expediente.

QUESTÃO DE ORDEM
A Casa concedeu um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Gerusa Lemos e ao ex-vereador Geraldo Soares.