TRE – PE promove audiência pública sobre recadastramento biométrico

publicado: 19/09/2017 17h30,
última modificação: 03/10/2017 01h43

A Casa Vicente Lacerda de Menezes recebeu nesta terça-feira (19), a audiência pública do recadastramento biométrico promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para conscientizar a população da necessidade de estar em dias com a Justiça Eleitoral esclarecendo as dúvidas e reforçando parcerias.

Participaram do encontro, o vice-presidente Léo Família (PRP), o vice-presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, o prefeito de Camaragibe Demóstenes Meira, a juíza da 127ª Zona Eleitoral Luciene Pontes, o juiz da 138ª Zona Eleitoral Gerson Barbosa, os vereadores Adriano Tabatinga (PV), Tomé (PV), Lindomar Santos (PSDB), Paulo André (PSB), Renê Cabral (PRB), Cabeça (DEM), Manoel Rodrigues (PP), Délio Junior (PSD) e Lelo (PDT), além de secretários e outras autoridades.

Segundo o TRE-PE, o município de Camaragibe encontra-se com apenas 44,19% de seu eleitorado com recadastramento biométrico realizado. Ao todo, a cidade possui um eleitorado a ser revisado de 121.608 mil pessoas, ou seja, 67.289 eleitores ainda não realizaram o procedimento biométrico. “Esse trabalho é importante porque o número de eleitores recadastrados não atingiu a meta mínima. A preocupação da Justiça Eleitoral é buscar ações de incentivo, de divulgação e participação de toda a sociedade de Camaragibe através da prefeitura e da câmara”, afirmou o vice-presidente do TRE-PE.

Em seguida, a juíza eleitoral Luciene Pontes apresentou alguns dados do que vem sendo feito desde fevereiro para atingir toda população camaragibense. “Estamos aqui hoje para dividir com a comunidade e as lideranças a nossa preocupação com a biometria no município. Só com o comprometimento das lideranças a gente vai poder atingir todas as comunidades de Camaragibe”, garantiu.

Na ocasião, o prefeito Meira considerou a biometria uma questão de segurança eleitoral e reforçou os trabalhos da prefeitura para aumentar o índice de eleitores. “Vou me empenhar para que a gente possa alcançar os 99% dos eleitores convocando cada vereador para uma força-tarefa”, disse.

O presidente em exercício, Léo Família, deixou seu apoio para atingir as metas estabelecidas pelo TRE-PE. “Tanto eu quanto os demais vereadores vamos nos empenhar trabalhando bastante, pois só quem vai perder é o município e a população mais carente”, reforçou.

Em seu pronunciamento, o vereador Paulo André trouxe sugestões e falou como tem ajudado na divulgação. “Já conseguimos divulgar em duas rádios locais, continuarei com os dois carros de som nas ruas fazendo a campanha de divulgação, tentando puxar ao máximo a população para se recadastrar”, enfatizou.

Já o vereador Manoel Rodrigues questionou o não funcionamento do cartório aos sábados. “Eu tenho sido cobrado pelos moradores. A maioria dos funcionários daqui trabalha em Recife de segunda à sexta, o sábado é o dia de folga para fazer a biometria, então acredito que se abrir esse espaço aos sábados facilitaria vida de muitos moradores”.

Por sua vez, o parlamentar Adriano Tabatinga quis saber como o TRE pode facilitar para aqueles que não possuem comprovante de residência. “Muitos moradores sentem dificuldade em conseguir o comprovante, alguns já pegam em associação. Não poderia comprovar a residência através do título de eleitor?”, indagou.

Ao final, a população pode fazer perguntas e tirar dúvidas com os representantes do Tribunal.

Sobre o recadastramento
O recadastramento biométrico é feito de forma gratuita. Em Camaragibe está sendo realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e no Cartório Eleitoral, localizado no Bairro Novo. O eleitor que não fizer a biometria poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais, como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargos públicos, entre outros.

AC Comunicação/Ascom Câmara

Foto: Rafael Bento