Vereadores aprovam reajuste no piso salarial dos professores de Camaragibe

publicado: 03/05/2018 16h00,
última modificação: 12/05/2018 21h25

Em mais uma manhã de sessão, os vereadores aprovaram com unanimidade durante a 49ª Reunião Ordinária realizada nesta quinta-feira (03), o projeto de lei nº 093/2018, encaminhado pelo Poder Executivo, que reajusta o piso salarial dos professores da educação básica em 6,81% com relação a 2017, incluindo data retroativa para janeiro deste ano. O aumento nos vencimentos da classe é obrigatório a todos os municípios e está previsto na Lei Federal 11.738, de 2008.

No uso da tribuna, o líder do Governo, vereador Tomé (PV), informou que tem solicitado à prefeitura melhorias na educação do município. “Sugeri ao prefeito Meira uma eleição de vice gestor das escolas para ter autonomia enquanto o titular estiver ausente, e também concurso para os rofessores”, disse. Ele ressaltou ainda a necessidade de construir mais cinco novas escolas municipais em Camaragibe.

Durante aparte, o parlamentar Toninho (PTB) revelou preocupação com a segurança nas escolas municipais e pediu o retorno do apoio da Guarda Municipal. “O prefeito já determinou ao secretário Daniel Meira que providenciasse, em caráter de urgência, o levantamento das escolas para regularizar essa situação”, garantiu.

Por sua vez, o vereador Paulo André (PSB) sugeriu reformar as atuais escolas municipais. “Ao invés de construir é melhor reformular as que precisam, tirar o aluguel de muitas e começar a construir perto das instituições que estão alugadas. Não adianta maquiar, pintar bonitinho e dizer que está feito, pois não é bem assim. Quero ver a reforma dentro das escolas e capacitação dos profissionais para poder atender bem os alunos”, ressaltou.

No expediente do dia, foi aprovado em 1ª votação o projeto de lei nº 090/2018, de inciativa do vereador Paulo André, que institui o Dia do Guarda Municipal no âmbito de Camaragibe.

Os requerimentos apresentados foram:

Vereador Tomé – nº 533/2018, nº 535/2018;

Vereador Adriano Tabatinga (PV) – nº 534/2018;

Vereador Leo Família (PRP) – nº 536/2018, nº 537/2018, nº 538/2018.

O presidente Roberto da Loteria (PTC) encerrou a sessão com um minuto silêncio em virtude do falecimento da mãe do ex-vereador Edvaldo Barbosa, e marcou a 50ª Reunião Ordinária para o dia 08 (terça-feira), às 09h, no Plenário José Lapenda.

Ascom CMC | Fotos: Rafael Bento

03.05.2018