Vereadores solicitam impeachment do atual prefeito

publicado: 16/10/2018 16h08,
última modificação: 04/01/2019 16h12

Sob a presidência do vereador Roberto da Loteria (PTC), a 71ª Reunião Ordinária realizada nesta terça-feira (16) não contou com expediente, sendo assim, os vereadores aproveitaram para usar a tribuna da Casa.

O primeiro orador foi o vereador Toninho (PTB) que iniciou falando a respeito das críticas contra ele, advindas de pessoas da atual gestão, pelo fato de suas decisões políticas. “O grande e ex-vereador Edvaldo Barbosa veio me perguntar qual é o jogo que está por trás dessas atitudes do vereador Toninho e do prefeito Meira. Quero registrar aqui nesta Casa, que não tem jogo nenhum, eu não participo de jogo, não participo de maracutaia, não participo de negociação nem de nada que seja de interesse próprio. Tenho minha posição, minha postura e minha decisão política”, declarou. Toninho ainda teceu comentários sobre descasos na cidade e a eleição da Mesa Diretora.

Em seguida, discursou o vereador Leo Família (PRP). “Há uma desordem política na cidade. Se existe um jogo político o mesmo não compactua e que política não se faz com jogo e sim com sabedoria”, frisou.

Na ocasião, o presidente Roberto da Loteria fez uso da palavra. “Chegaram a LDO, o PPA e LOA, acompanhados de duas emendas como se esta Casa já tivesse aprovado e alguns erros. Encaminhamos ao jurídico porque aqui só entra tudo certo. Roberto falou a respeito do projeto da desafetação da água mineral Santa Joana. “Entrei em contato com o proprietário da água mineral Santa Joana, o mesmo disse que desde o mês de maio tentou resolver a situação com a prefeitura, mas não obteve êxito. Eu e outros vereadores participamos de uma audiência pública no Mistério Público referente à Compesa, fizemos algumas cobranças para melhorar a distribuição da água na cidade”, concluiu. Ao término, o presidente sugeriu elaborar uma ata para pedir o impeachment do atual prefeito.

Último vereador inscrito, Paulo André (PSB) criticou a situação política na cidade e ressaltou os descasos da Compesa e a falta de iluminação na Cidade. “Proponho um abaixo-assinado eletrônico, assim corroborando com a solicitação do presidente Roberto da Loteria em fazer uma lista de assinaturas para o impeachment do prefeito. No dia de hoje o atual gestor cometeu crime de responsabilidade fiscal, pois na quinta-feira passada a Câmara recebeu um ofício informando que esta Casa havia aprovado uma Lei, a LDO, PPA e a LOA, com uma porcentagem de 40%, mas todos os vereadores presentes aprovaram não à redução de verbas, mas sim à forma que seria gasto para 5%, e o prefeito enviou um documento assinado onde consta que foi aprovado da forma como veio, sem nenhuma alteração e com as emendas. Não acatamos, seguindo o artigo 62 da Lei Orgânica”, explicou.

Dando continuidade, a presidente da Previdência Municipal, Amélia, e duas munícipes discursaram na Tribuna do Povo.

Projetos aprovados em 2ª discussão:

Projeto de lei nº 111/2018, oriundo do Poder Executivo, que dispõe sobre a reposição dos proventos de aposentadoria, pensões por morte, aqueles que não possuem paridade com os servidores em atividade.

Não havendo mais nada a tratar a sessão foi encerrada, marcada a próxima para o dia 23 de outubro.

Ascom CMC

Foto: Rafael Bento