Camaragibe comemora 34 anos de emancipação política

Nesta sexta-feira, 13 de maio, o município de Camaragibe comemora 34 anos de emancipação política e administrativa deixando a condição de 2º distrito de São Lourenço da Mata. A cidade surgiu com os antigos engenhos, como o Engenho Camaragibe, a área onde hoje está localizada Camaragibe era povoada por índios, até a chegada dos portugueses […]

Leia mais…

publicado: 13/05/2016 00h00,
última modificação: 02/05/2017 21h22
Nesta sexta-feira, 13 de maio, o município de Camaragibe comemora 34 anos de emancipação política e administrativa deixando a condição de 2º distrito de São Lourenço da Mata.

A cidade surgiu com os antigos engenhos, como o Engenho Camaragibe, a área onde hoje está localizada Camaragibe era povoada por índios, até a chegada dos portugueses com Duarte Coelho Pereira, em meados do século XVI. As terras eram utilizadas para exploração do pau-brasil e, posteriormente, a produção da cana-de-açúcar.

Entre 1891 a 1895, o engenheiro Carlos Alberto de Menezes criou uma vila operária, hoje bairro Vila da Fábrica, nas terras do município de São Lourenço da Mata. O aglomerado que contou com cinquenta moradias situava-se perto da fábrica de tecido ali existente e da estação ferroviária que controlava o tráfego para Limoeiro.

Em 13 de maio de 1982, Camaragibe foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de São Lourenço da Mata, segundo a Lei nº 8.951, publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

A palavra "Camaragibe" vem do vocábulo indígena "Camará-Gype" (Rio Camará), em referência à "lantana-camará", planta abundante na região, mais conhecida como "Chumbinho", o topônimo significa "rio dos camarás".

Hoje é um município brasileiro do Estado de Pernambuco pertencente à Região Metropolitana do Recife. Considerada a sexta cidade mais populosa da região (atrás de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Cabo de Santo Agostinho) e a sétima de Pernambuco.


AC Comunicação / Ascom Câmara
13.05.2016