Dia Internacional da Mulher é destaque na reunião da Câmara

A reunião ordinária desta terça-feira (08) foi marcada pela comemoração dos vereadores da Casa Vicente Lacerda de Menezes ao Dia Internacional da Mulher. O presidente Adriano Tabatinga (PV) iniciou a sessão parabenizando todas as mulheres, principalmente a mãe e a esposa. Fez um breve resumo histórico sobre como a data foi instituída no mundo e […]

Leia mais…

publicado: 08/03/2016 00h00,
última modificação: 02/05/2017 21h30
A reunião ordinária desta terça-feira (08) foi marcada pela comemoração dos vereadores da Casa Vicente Lacerda de Menezes ao Dia Internacional da Mulher.

O presidente Adriano Tabatinga (PV) iniciou a sessão parabenizando todas as mulheres, principalmente a mãe e a esposa. Fez um breve resumo histórico sobre como a data foi instituída no mundo e recitou a seguinte frase: “A mulher foi feita de uma costela tirada do lado de Adão, não da sua cabeça para governar sobre ele, nem de seu pé para ser pisada por ele, mas de seu lado para ser igual a ele, debaixo de seu braço para ser protegida, e perto de seu coração para ser amada.”.

Em seu discurso, o vereador Edvaldo Barbosa (PSC) refletiu sobre as principais mulheres que se destacaram na história, por exemplo, Olga Benário, ressaltando que a mulher com todo o seu poder tem colocado o homem na palma da mão. “Parabenizo as mulheres que lutam umas pelas outras e discordo com essa história de que a mulher é o sexo frágil”.

Concedida à parte ao vereador Sargento Alberes (PSDB), o qual afirmou que a mulher está ao lado do homem e não como diz a frase: atrás de um homem sempre existe uma mulher. “Todas as mulheres de Camaragibe estão de parabéns”.

O parlamentar João Antônio (PMDB) fez questão de parabenizar a esposa e companheira Dilma, que sempre esteve ao lado dele.

Na ocasião, o vereador Paulo André (PSB) abriu o discurso com a frase adaptada: “Mulher é um símbolo sagrado, como mãe semeia a esperança que ilumina o caminho dos filhos, mulher significa a perseverança, a base da família, onde seu amor se irradia, sua força inebria mais do que ser brisa, e ondular serras e flores. Mais do que ser sol, e inebriar o mundo de mil cores. Acima do que já houve, do que há e ainda houver. Está a benção insuperável e inigualável de ser tão somente mulher.”

Segundo Eugênio Vitorino (PPS), o Dia Internacional da Mulher é todo dia. “Parabenizo a todas, pois sem elas quem seríamos nós?”.

Já o vereador Armando do Posto (PV) considerou que não há homem feliz sem uma mulher ao lado.

Por sua vez, Antônio Oliveira (PSB) parabenizou todas as mulheres em especial, a mãe e a esposa.

Em seguida, o vereador Daniel Passos (REDE) fez algumas observações sobre o processo discriminatório da mulher e ressaltou a importância dela no cenário brasileiro. “É importante a participação da mulher no diálogo existente na nossa cidade. Mulheres, não cruzem os braços, continuem lutando”.

Ao fim das homenagens, o presidente Adriano Tabatinga conduziu os trabalhos encaminhando às Comissões os Projetos de Lei de nº. 070 e 071/2016, oriundos da mesa diretora.

Depois colocou em 1ª discussão o Projeto de Lei nº 069/2016, de iniciativa do vereador Armando do Posto, que no ementário dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivos adicionais de segurança pelas instituições bancárias e financeiras, sendo aprovado pelos parlamentares.

Em discussão única foi aprovado o Projeto de Resolução nº 01/2016, oriundo da mesa diretora, que no ementário dispõe sobre a criação do SIC (Serviço de Informações ao Cidadão).

Também em discussão única o Projeto de Resolução nº 02/2016, de iniciativa do vereador Daniel Passos, que no ementário concede ao presidente da Fecomércio Josias Silva de Albuquerque, o Título de Cidadão Camaragibense foi aprovado.

Por fim, o presidente da Casa encaminhou à Comissão de Redação e Leis os projetos aprovados em última votação, e ao setor legislativo encaminhou o Projeto de Lei nº 058/2016, devolvido pela Comissão de Redação.

Na única indicação do dia, Armando do Posto pediu que a Secretaria de Saúde viabilizasse em caráter de urgência, a dedetização e serviço de limpeza nas calhas do Mercado Público, no Centro, para maior higiene no local.

A título de esclarecimento, o parlamentar Paulo André registrou que a reunião da Comissão de Educação foi remarcada para o dia 17 de março, às 10h, na sala de reuniões da prefeitura.

AC Comunicação / Ascom Câmara
08.03.2016

Foto: Walesson Paulo / Presidência