Guardas Municipais de Camaragibe participam de reunião pública

Os vereadores da Casa Vicente Lacerda de Menezes receberam na manhã desta terça-feira (17), o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Camaragibe, Eduardo Belmiro, e o ex-vereador da cidade, Lula do Armazém, durante reunião ordinária. O presidente Adriano Tabatinga (PV) concedeu a palavra ao representante do Sindguarda Eduardo Belmiro que pronunciou sobre o Projeto […]

Leia mais…

publicado: 17/05/2016 00h00,
última modificação: 02/05/2017 21h21
Os vereadores da Casa Vicente Lacerda de Menezes receberam na manhã desta terça-feira (17), o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Camaragibe, Eduardo Belmiro, e o ex-vereador da cidade, Lula do Armazém, durante reunião ordinária.

O presidente Adriano Tabatinga (PV) concedeu a palavra ao representante do Sindguarda Eduardo Belmiro que pronunciou sobre o Projeto de Lei 094/2016 oriundo do Executivo que dispõe dos direitos dos guardas municipais de Camaragibe. “Esse projeto foi trabalhado junto com a categoria e os secretários com o objetivo de modificar a situação da carga horária e do limite de faltas dos servidores. A aprovação dele traz seguridade a nós”, afirmou.

Já o ex-vereador Lula do Armazém usou a tribuna para denunciar a falta de serviço do Banco do Brasil em Camaragibe que tem dificultado a vida da população, principalmente dos idosos e deficientes. “O Banco do Brasil está fechado há quase quatro meses, apenas os caixas de autoatendimento funcionam. Muitas pessoas estão se dirigindo aos Correios ou se deslocando para São Lourenço Mata e Recife. Isso é um descaso com a população, com o servidor municipal”, pontuou. O ex-vereador solicitou ainda a convocação por parte da Câmara, do gerente da agência e do diretor do Banco do Brasil em Pernambuco para participarem de uma audiência pública e dar uma satisfação a todos.

Segundo o parlamentar Adriano Tabatinga, o prefeito Jorge Alexandre é ciente da questão do Banco do Brasil. “O prefeito também está à frente dessa situação e se comprometeu junto com essa mesa diretora buscar explicações. Tenha certeza que esta Casa vai notificar e oficializar a denúncia”.

Por sua vez, o vereador Edvaldo Barbosa (PSC) parabenizou a categoria da Guarda Municipal que sempre se mobiliza para defender os seus direitos, e em relação ao serviço do banco afirmou que a Câmara tem debatido constantemente, a falta de funcionamento da agência. “Tenho aqui um pedido junto com o vereador Paulo André (PSB) e o Ministério público para regularizar várias situações dos bancos na nossa cidade”. O vereador registrou ainda o dia de combate à homofobia e as comemorações de aniversário de Camaragibe. “Quero parabenizar a cidade de Camaragibe pelos 34 anos, e ao prefeito pelas festividades realizadas para comemorar o aniversário. Saúdo a todos que lutaram pela emancipação da cidade”.

Na tribuna, o vereador Délio Junior (PMDB) concordou que há um descaso por parte do Banco do Brasil com a população e ressaltou a importância de discutir essa problemática. Devido à relevância do projeto 094/2016, Délio solicitou a votação nesta terça-feira. “Justamente pelas colocações da Guarda Municipal, gostaria que o projeto fosse lido e colocado em votação hoje mesmo”. 

O parlamentar Geraldo Alves (PR) considerou de forma positiva o trabalho desempenhado pela Guarda Municipal de Camaragibe. Também parabenizou o pronunciamento do ex-vereador Lula do Armazém. “Amanhã irei ao Ministério Público ingressar com um pedido e dizer que os bancos têm trazido prejuízo à população”. Geraldo Alves lembrou ainda que nesta quarta-feira, participará de uma panfletagem no Terminal de Integração de Camaragibe, sobre a campanha do VEM Comum que visa reduzir em 50% o valor da passagem dos trabalhadores aos domingos. “Na quinta-feira, iremos à Câmara do Recife para uma audiência pública com o secretário das Cidades e os conselhos de transportes do estado de Pernambuco”.

O vereador Armando do Posto (PV) agradeceu a explanação do guarda municipal sobre o projeto. “Trazer o assunto para esta Casa e explaná-lo é muito importante para não termos problemas futuros”. Sobre a situação do Banco do Brasil, Armando citou o Projeto de Lei 069/2016 de sua autoria, que permite mais segurança nos bancos.

Na ocasião, o vereador Sargento Alberes (PSDB) relembrou a audiência pública realizada na câmara que detectou várias irregularidades nas agências bancárias. Prosseguiu falando da viagem à Brasília com o vereador Paulo André, na última quinta-feira. “Tivemos em Brasília com o objetivo de conseguir recursos para Camaragibe, inclusive, nos reunimos com o deputado federal Bruno Araújo, atual ministro das Cidades”.

Durante discurso, o vereador Paulo André (PSB) parabenizou a discussão trazida pelo presidente do sindicato e enfatizou a importância do projeto ser aprovado. “A colocação do Sindguarda permite garantir os direitos dos guardas municipais”.

Daniel Passos (REDE) elogiou a explicação do presidente Eduardo Belmiro sobre o projeto. “A forma como foi exposto aqui é muito boa e esclarecedora. Com certeza o projeto será aprovado por unanimidade”. O mesmo também parabenizou a cidade de Camaragibe pelos 34 anos. “Parabéns ao prefeito pela bela comemoração de aniversário. Pudemos comemorar com uma programação enxuta, mesmo diante da crise”.

Por fim, o presidente Adriano Tabatinga assegurou a disponibilidade da Casa Vicente Lacerda de Menezes em ajudar a população. “Somos servidores temporários e o que for para beneficiar a classe esta Casa vai ajudar. É servindo todos juntos que teremos uma Camaragibe melhor”, concluiu.

AC Comunicação / Ascom Câmara
Foto:
Ascom Câmara

17.05.2016