Vereadores registram trabalho da Defesa Civil e visita do novo Ministro das Cidades

Na reunião desta terça-feira (14), o vereador Paulo André (PSB) trouxe a título de conhecimento, alguns pontos discutidos semana passada pelo vereador Edvaldo Barbosa (PSC) referente ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Camaragibe, inclusive as ações do Ministério das Cidades para o município. Segundo o parlamentar Paulo André, no último sábado o ministro das […]

Leia mais…

publicado: 15/06/2016 00h00,
última modificação: 02/05/2017 21h21
Na reunião desta terça-feira (14), o vereador Paulo André (PSB) trouxe a título de conhecimento, alguns pontos discutidos semana passada pelo vereador Edvaldo Barbosa (PSC) referente ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Camaragibe, inclusive as ações do Ministério das Cidades para o município.

Segundo o parlamentar Paulo André, no último sábado o ministro das Cidades, Bruno Araújo, visitou algumas áreas de Camaragibe. “Percorremos todo o sábado juntamente com o prefeito Jorge Alexandre e conseguimos pontear algumas áreas que a gestão passada da presidenta Dilma não contemplou. Um dos motivos da visita do ministro em nossa cidade foi exatamente pra destravar a liberação de verbas para o programa “Minha Casa, minha Vida”. Pra que em breve, nossa cidade possa abarcar mais uma obra importante”, ressaltou.

Em seguida, o vereador Daniel Passos (REDE) parabenizou o trabalho da Defesa Civil. “Inclusive Camaragibe não teve nenhum problema mais grave com essas fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Já Olinda e Recife tiveram casos de óbitos e aqui conseguimos não ter mortes, devido ao trabalho de prevenção da Defesa Civil”.

Encerrando, Paulo André aproveitou para apresentar uma nota de esclarecimento e convocação de apoio entregue pelo Sindicato Metropolitano dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias referente à seguinte questão:

“O SIMCACE vem em nome da categoria de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias dos municípios que representa, manifestar o apoio e contar com a manutenção da sábia e respeitosa decisão do excelentíssimo senhor ministro da Saúde, o senhor Ricardo Barros, ao revogar as portarias 958 e 959/2016, elaboradas sem a participação da principal categoria envolvida, sem a preocupação com aqueles que são a essência do SUS, e de quem TODOS OS DEPUTADOS QUE APOIARAM E APOIAM O ATO SÃO OS REPRESENTANTES: O POVO!

A categoria tem o perfeito entendimento e o esclarecimento que o serviço prestado pelo SUS à população, é dever do estado, e o ACS e o ACE, é peça fundamental no acesso da população ao sistema.

Aos que talvez desconheçam o que resultou no sucesso da estratégia saúde da família, iniciada com o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS (observem de onde se origina), hoje por conclusão de uma minoria não levando em consideração interesses que não representam o benefício àqueles que são a essência inclusive do trabalho dos agentes de saúde e endemias, os usuários, elaboraram de maneira a possibilitar desconstrução de todo o processo de prevenção pregado pela estratégia saúde da família. Sem contar que muitos municípios desconheciam o ato originário das portarias citadas.

Assim, convocamos o prefeito e os vereadores do município de Camaragibe, a manifestarem seu apoio ao ministro, à categoria e acima de tudo a cada cidadão de nossa cidade assistido pelo SUS, pela estratégia, pela unidade básica de saúde e enfim por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Assim como respeitamos o lar de cada usuário que adentramos para levar Educação e Promoção à Saúde, exigimos aos resultados do trabalho árduo que desempenhamos sob sol, chuva, em morros e vielas, em prostíbulos, em zonas rurais, na periferia e em cada canto do nosso imenso país, o que muitos poderão chamar de usuários, para nós, tratamos pelo nome, conhecemos as dificuldades. Não é a toa que somos chamados de “minha/meu agente de saúde”, estamos na rua, agente de saúde é o profissional que domina com propriedade de causa as condições e especificidades da localidade e da população onde atua, está em gabinete, mas vivenciado a realidade da população.

Diante do exposto, segue anexo relação para assinatura de apoio à revogação e a manutenção deste ato em relação às portarias 958 e 959/2016.

Agradecemos desde já, a atenção e a colaboração dispensadas.”

Atenciosamente,

Rosileide Machado da Silva Prado
Presidente SIMCACE

AC Comunicação / Ascom Câmara
15.06.2016

Foto: Grivaldo Pinto/ Presidência