Câmara de Camaragibe: Projetos de Lei buscam melhorias no transporte público e benefícios para idosos

publicado: 05/03/2024 14h18,
última modificação: 05/03/2024 14h20

Na sessão legislativa desta terça-feira (05), uma série de projetos foram debatidos pelos vereadores, com destaque para duas propostas que visam melhorias significativas para os cidadãos. O Projeto de Lei 08/2024, em destaque, autoriza o município a ingressar no consórcio de transporte na Região Metropolitana, uma medida que busca aprimorar o sistema de transporte público na cidade.

Outra iniciativa discutida foi o Projeto de Lei 09/2024, proposto pelos vereadores Júnior do Borralho, Moisés Meu Santo, Renê Cabral, Heldinho Moura, André Correia, Mestre Kel, Severino Gomes e Léo Família, que prevê a concessão de gratuidade aos idosos a partir de 60 anos de idade que utilizam o transporte do consórcio Grande Recife.

Durante a sessão, Roberto Viana, líder político do bairro do Viana, destacou a necessidade de melhorias no transporte público local, ressaltando a falta de acesso a esse serviço em algumas comunidades. “Nem no Viana, nem no Cosme e Damião e nem no Alto Santo Antônio, até hoje o transporte do município não está entrando. É uma falta de respeito com a comunidade”, disse.

O vereador Cabeça fez o uso da tribuna para falar sobre preocupações relacionadas à educação em Camaragibe, destacando problemas específicos, como a falta de fardamentos e kits escolares para os alunos do Colégio Manoel Chaves. Ele convocou o secretário de Educação, Dr. Mário, para prestar esclarecimentos sobre essa questão na próxima sessão legislativa, evidenciando a importância de garantir os direitos dos estudantes e o bom funcionamento das escolas municipais.

O vereador Paulo André destacou a importância de discutir a adesão de Camaragibe ao consórcio do Grande Recife. Ele também abordou questões relacionadas à falta de transporte público em determinadas áreas da cidade, cobrando soluções eficazes por parte do poder executivo municipal. “Ninguém aguenta esperar mais de hora no ponto de ônibus tentando esperar um veículo”.

Já o vereador Renê Cabral reiterou o compromisso da Câmara em buscar soluções para as necessidades dos munícipes. Ele ressaltou que a adesão ao consórcio do Grande Recife é uma medida importante para garantir um transporte público de qualidade para todos os cidadãos. “Quem não tem nada a ver pagou o preço. Pagou o preço da cooperativa ter apenas oito ônibus”, finalizou.

Em seu discurso, o vereador Júnior do Borralho falou sobre proteger os idosos da cidade, propondo medidas para assegurar sua mobilidade e acesso aos serviços de transporte público, além da importância de aderir ao consórcio do Grande Recife e subsidiar o transporte dos idosos. Júnior do Borralho destacou o papel dos vereadores em promover o bem-estar da comunidade e se comprometeu a buscar soluções eficazes para os desafios enfrentados pelos cidadãos camaragibenses.

O vereador Toninho reforçou a importância de manter o debate político separado dos interesses partidários. Ele falou sobre a urgência em aprovar medidas para melhorar o transporte complementar, enfatizando a responsabilidade da prefeita em fiscalizar e garantir a efetivação das políticas públicas. Toninho chamou a atenção para o papel dos vereadores como fiscais do povo, cobrando ações concretas em relação à infraestrutura viária e à falta de itens essenciais, como medicamentos e fardamentos. “Se a rua do transporte está com dificuldade de entrar porque está esburacada, cabe ao vereador ir lá cobrar a prefeita. Porque o vereador é fiscal do povo”, disse.

O vereador André Correia fez uso da tribuna para abordar as dificuldades enfrentadas pelos usuários do transporte público na cidade. “Eu sou fiscalizador, não sou visitante. Não estou aqui pra agradar a prefeita, estou aqui pra agradar o povo”, disse. De acordo com ele, deve ser garantido o acesso dos idosos ao transporte gratuito.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre o aumento do salário dos servidores concursados, conduzida pelo vereador Léo Família. Ele esclareceu que o aumento não foi de 300%, mas sim uma medida para equiparar os salários dos servidores aos praticados em outros municípios. “Chegou a hora de dizer à população que a gente lutou do lado da prefeita a todo tempo e não somos obrigados a continuar ao lado do erro”, finalizou, questionando algumas ações da atual gestão.

No final da sessão, ocorreram votações e discussões para a aprovação dos projetos de lei discutidos. Os vereadores parabenizaram, ainda, os cooperados que se uniram em prol desses projetos, destacando os benefícios que trarão para a população e o uso do transporte público em Camaragibe. A discussão e votação dos projetos refletem o compromisso dos representantes municipais em buscar soluções para as necessidades da comunidade.