Sessão Legislativa de Camaragibe aborda questões de saúde, educação e valorização dos servidores

publicado: 12/03/2024 14h10,
última modificação: 12/03/2024 14h10

Na sessão ordinária desta terça-feira (12), diversos assuntos foram debatidos pelos vereadores de Camaragibe. Um dos destaques do dia, foi o projeto de lei 10/2024, que visa criar uma indenização para a aquisição de fardamentos para a Guarda Civil Municipal.

Durante a sessão, foram ouvidas algumas representações da cidade. O Sindguarda Wilson, parabenizou a valorização dos servidores da Câmara Municipal, destacando a importância dessa atitude para a qualidade dos serviços prestados. Ele ressaltou a necessidade de aprovação do projeto de lei em pauta, visando viabilizar e agilizar o fornecimento de fardamentos para a Guarda Civil Municipal. “Eu acho que toda entidade representativa de classe trabalhadora deveria parabenizar essa atitude. Quem ganha não é só o município, mas também os servidores desta casa”, afirmou.

Outra pauta discutida foi a questão da saúde bucal e o repasse dos recursos da portaria 960 do Ministério da Saúde, enfatizando a importância da dignidade financeira dos profissionais da área. “O Sisemc vem enfatizar a importância da dignidade financeira desse profissional, que se trata de gratificações, mas não de salário”, afirmou Leonildo Severiano, diretor do Sisemc.

Henrique Félix, protetor da causa animal, expressou sua indignação com, segundo ele, a falta de atendimento da veterinária municipal, denunciando a falta de atendimento aos animais. “A clínica está fechada. Como é que o povo fica?”, disse. Segundo ele, não está havendo atendimentos na clínica.

O vereador Paulo André utilizou a tribuna para abordar os temas discutidos, ressaltando a importância de debater os projetos em pauta, mesmo que haja discordâncias. Ele destacou avanços em projetos relacionados ao Sisemc e à causa animal, visando beneficiar os servidores e a população em geral. “Já existem avanços que vão beneficiar os servidores que estão na ponta”, disse. “Tenho certeza que a população será beneficiada porque o trabalhador bem remunerado, desempenha o seu trabalho com mais vontade”, finalizou.

O vereador Manoel Rodrigues agradeceu à gestão pelo serviço de reposição de calçamento no bairro de Jardim Primavera e solicitou atenção para o canal da rua Nova Olinda. “Todo ano sofremos com o canal. Já limparam diversos canais e não chegaram na rua”.

O projeto de lei que cria a gratificação por desempenho da saúde bucal na atenção primária à saúde foi aprovado em primeira e segunda votação. Outros projetos aprovados incluem a adoção do método ABA na rede municipal de escolas e a garantia de atendimento educacional especializado e gratuito aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas públicas. O projeto de lei 10/2024, será discutido novamente na próxima sessão.