Vereadores discutem preservação ambiental e reconhecimento cultural em sessão legislativa de Camaragibe

publicado: 02/05/2024 16h28,
última modificação: 02/05/2024 16h28

Na sessão legislativa desta terça-feira (30), os vereadores de Camaragibe se reuniram para discutir diversos assuntos de relevância para o município.

A professora Sandra Moraes utilizou a tribuna para fazer um apelo à preservação do meio ambiente, apresentando seu livro ‘Guardiões da Mata’. Ela destacou a importância do compromisso de todos na conservação ambiental, relatando a poluição nas matas e incentivando a conscientização. “Me chegou aos ouvidos um relato de uma criança que já sabe do seu compromisso. Compromisso que a gente não pode dizer que é só do gestor, mas de todos nós. Cuidar do meio ambiente é dever de todos”, afirmou.

O representante da cultura local, Antônio, também conhecido como Tony, falou sobre o reconhecimento da Acemasc como entidade de utilidade pública. Ele ressaltou o papel da associação na economia criativa e recebeu apoio dos vereadores, incluindo Geraldo Alves, Paulo André e André Correia.

O vereador Junior do Borralho fez uma cobrança pela limpeza do canal na comunidade do Borralho, destacando o descaso da gestão municipal. Ele enfatizou a necessidade urgente de obras para melhorar a qualidade de vida na região. “A cidade está acabada! O canal transbordou, muitas pessoas sofrendo”, afirmou. De acordo com ele, em conversa com a prefeita Dra. Nadegi, foi solicitado a limpeza do canal e colocação de materiais. “A comunidade do Borralho não aguenta mais esperar”, enfatizou.

Já o vereador Cabeça usou a tribuna para falar sobre o descaso, que segundo ele, está acontecendo em Céu Azul devido às chuvas, pedindo ação rápida do poder público. “Em Céu Azul, temos dois açudes, devido às chuvas dessa semana, muitas casas lá ficaram com o cano retornando. Eu estive lá e vi o descaso”, disse. Ele também mencionou a situação preocupante no loteamento Nazaré em relação à fossa comunitária, e solicitou a presença do secretário de obras para avaliar a situação. “O que está se passando pela nossa cidade é uma vergonha”.

O vereador Paulo André abordou a questão dos resíduos sólidos nas áreas de mata, ressaltando a importância da conscientização ambiental desde as escolas. “É importante ver o quanto a nossa flora está sofrendo por conta da falta de cuidados e conscientização”, disse. Ele também criticou a falta de planejamento e projetos para prevenir alagamentos e transbordos dos canais, expressando sua preocupação com a falta de saneamento básico na cidade. “É uma junção de falta de planejamento, de prevenção e de projetos”, finalizou.

Em primeira discussão, foi aprovado o projeto de lei 15/2024, de autoria do vereador Geraldo Alves, que declara a Acemasc como entidade de utilidade pública, reconhecendo sua importância cultural para Camaragibe.