Vereadores repercutem caso de arrombamento na Prefeitura de Camaragibe

A Câmara Municipal de Camaragibe iniciou os trabalhos legislativos nesta terça-feira (14), repercutindo o caso do guarda municipal que matou um suspeito durante tentativa de arrombamento ao caixa eletrônico do Itaú, localizado na prefeitura da cidade, no último domingo (12). O primeiro parlamentar a fazer uso da tribuna livre, foi o vereador Edvaldo Barbosa (PSC), […]

Leia mais…

publicado: 14/06/2016 00h00,
última modificação: 02/05/2017 21h21
A Câmara Municipal de Camaragibe iniciou os trabalhos legislativos nesta terça-feira (14), repercutindo o caso do guarda municipal que matou um suspeito durante tentativa de arrombamento ao caixa eletrônico do Itaú, localizado na prefeitura da cidade, no último domingo (12).

O primeiro parlamentar a fazer uso da tribuna livre, foi o vereador Edvaldo Barbosa (PSC), que fez um panorama sobre a segurança no país e questionou o motivo dos guardas municipais não terem porte de arma. “Temos uma lei muito cristã, de arrependimento, de perdão para os bandidos, parece que quem faz as leis são eles. Talvez fosse necessário permitir o uso do armamento patrimonial, assim como fazem as empresas de vigilância, que o guarda utiliza a arma e depois repassa para outro”.

Já o vereador Paulo André (PSB) disse que tem dúvidas acerca da legislação do país. “É uma das mais rígidas e eficazes, mesmo sendo a mais antiga do mundo. O guarda não estava ali guardando apenas o patrimônio, mas também a vida dele, por isso a categoria dos guardas municipais merece respeito, mesmo não tendo todo o preparo para revidar, conseguiu reagir e obter êxito”.

No ponto de vista do vereador Daniel Passos (REDE) é preciso ter cautela para discutir o assunto. “É uma questão polêmica e acho que cabe um debate. Em poucas cidades daqui do Estado, a Guarda tem permissão pra o uso da arma de fogo. Se não me engano, só Petrolina mesmo. A Guarda precisa de segurança no trabalho, ela é afrontada, desrespeita nas ruas, inclusive, os agentes de trânsito. Mas é preciso ter muita cautela e qualificação até porque não é todo mundo que tem condições de portar uma arma de fogo”.

Em discurso, Eugênio Vitorino (PPS) deu apoio total à Guarda Municipal de Camaragibe. “O guarda estava defendendo o patrimônio público e a própria vida e teve muita coragem em reagir. Parabenizo ao coronel Meira por defender e me coloco à disposição. A Guarda provou que é competente, mas defendo que ela precisa trabalhar armada”.

Por fim, o presidente Adriano Tabatinga (PV) também se pronunciou sobre a questão. “Acredito que todos vocês vão dar apoio à Guarda independentemente do patrimônio ser protegido. O que estava em risco foi a vida do cidadão e do guarda que ali estava. Não estou contra a lei, mas essa Casa apela pelo bom senso do delegado que investiga o caso”.

AC Comunicação / Ascom Câmara
14.06.2016

Foto: Grivaldo Pinto/ Presidência